:: home :: posts passados :: etilíricas :: je me souviens :: microcontos ::


Filmes esquisitos

Nós gostamos mesmo é do escurinho.


.:: mês anterior :: :: :: :: February 2004 :: :: :: :: próximo mês ::.

27 Fevereiro

Calamari Union (1985)

Mais Aki Kaurismäki. Em “Calamari Union”, seriíssimo candidato ao inexistente ranking dos “Dez Filmes Mais Engraçados dos Anos Oitenta”, existem 16 personagens que se chamam Frank. Pra tornar as coisas mais confusas, eles estão sempre juntos, o tempo todo. Assim, os diálogos do filme são todos mais ou menos deste jeito: “Você viu o Frank?”, “Vi. Ele estava com o Frank na lanchonete”, “E quem vai buscá-los, o Frank?”, “Não, o Frank”. E o que é pior: cada Frank sabe de qual Frank eles estão falando.
21:00:37 - Zeno -

25 Fevereiro

Eu contratei um assassino de aluguel (1990)

O filme não é das melhores coisas já feitas pelo diretor finlandês Aki Kaurismäki, outro dos cineastas queridinhos aqui do blog. "Calamari Union", os dois "Cowboys de Leningrado" e "A garota da fábrica de fósforos" seguem sendo nossos preferidos. Mas é um daqueles filmes de que você gosta antes mesmo de sair de casa, quando lê a sinopse: sujeito em fim de linha tenta se suicidar várias vezes, mas não tem a coragem necessária. Resolve contratar um assassino de aluguel para matá-lo, mas no dia combinado ele conhece uma moça e se apaixona perdidamente. Quando tenta cancelar o contrato, o assassino se recusa, alegando razões de "profissionalismo"... O destaque vai prum diálogo entre Jean Pierre Léaud, que interpreta o fudido, e a florista, sua amada: (ele:) "Vamos fugir para a França, e de lá para outro lugar", (ela:) "Mas você abandonaria seu país?", (ele:) "O Proletariado não tem pátria".
18:55:00 - Zeno -

22 Fevereiro

It’s all true

Sinopse guardada com carinho ("algum dia vou precisar") de um filme argentino que costumava passar no canal Cinemax, da TVA: "O famoso cantor de tangos Carlos Gardel é perseguido por uma poderosa força demoníaca encarnada numa bela mulher. Só um outro mito à sua altura é capaz de destruí-lo: o craque Diego Maradona". O título do filme, como não poderia deixar de ser, era "O dia em que Maradona conheceu Gardel".

(da série "Filmes Esquisitos" encontra "Zenices")
08:38:00 - Zeno -

11 Fevereiro

A musa

Para os fãs da Sybil Danning (nós sabemos quem são vocês – reunião toda quinta-feira naquele puteiro do Brooklyn/SP), este link é sensacional. Pra quem nunca ouviu falar dela, nossos pêsames sinceros, oh pobres rapazes nascidos nas décadas de oitenta em diante.

(crdt "salvou minha quarta-feira": dorcílio)
13:29:44 - hubbell -

Eu me lembro

Eu me lembro de uma série de filmes trash nos anos setenta e oitenta que se passavam em presídios femininos. Em todos eles, com exceção do staff que administrava a prisão, o elenco desfilava em trajes sumários, roupas listradas rasgadas em lugares estratégicos (por causa das freqüentes brigas) e muita, mas muita mesmo, cena de banho coletivo. E sempre havia uma carcereira lésbica e sádica pra descer o pau (não-metaforicamente) nas detentas.

(da série "Filmes Esquisitos encontra Je me Souviens")
09:24:33 - hubbell -

04 Fevereiro

La Ronde (1950)

Max Ophüls é um dos cineastas prediletos aqui do blog. O diretor dos “mais belos movimentos de câmera da história do cinema” recebeu um retrospectiva memorável há três anos, no canal pago Telecine Classic da Net, com sete filmes que cobriam quase trinta anos de produção numa carreira que passou por Alemanha, Estados Unidos e França. Infelizmente, La Ronde, que marcava o regresso do mestre à França depois do final da Segunda Guerra, não constava da mostra. Os cinéfilos de plantão podem agora cobrir esta lacuna de formação: o filme, com três musas absolutas do cinema francês, Simone Signoret, Danielle Darrieux e Simone Simon (e de quebra Jean-Louis Barrault e Gérard Philipe), vai ser exibido amanhã, dia 05 de fevereiro, na rede francesa TV5 (canal 30 da Net, 665 da DirecTV), às 23:24. Apostamos cem pratas que o Lars Von Trier não tá nem sabendo disso.
21:04:16 - Zeno -

Dogville (2003)

O receituário nem é tão complicado assim: pegue aquela manjada mentalidade adolescente de engajamento panfletário, a mesma vista em dezenas de curtas espalhados por aí e a mesma a que fomos submetidos coincidentemente nesta semana num festival de cinema no MIS (como se vê, ela é imorredoura e internacional, não importa a idade mental de quem a abrace). Junte a isso uns Brechts mal lidos, umas doses do Dürrenmatt d’A Visita da Velha Senhora e um blá blá blá ouvido de orelhada sobre a relação dialética que se estabelece entre escravo e algoz, por aí. No embalo, xaveque um punhado de atores conhecidos que estejam insatisfeitos com o comercialismo de suas carreiras e acene a eles com a possibilidade de um projeto “artístico” chancelado pela filmografia “épater le bourgeois” do diretor. Monte tudo como se fosse um ensaio de grupo de teatro amador que tenha o Antunes Filho como aspiração estética máxima. Pra terminar, enfie uma tonelada de dinheiro de emissoras de TV, órgãos e fundações francesas, dinamarquesas, alemãs, suecas, italianas, norueguesas, holandesas, finlandesas, japonesas e britânicas. Pronto. Aquele filminho que deveria ter dois minutos e deveria ter sido apresentado na festinha de encerramento do curso para aspirantes a videomaker se transforma num mastodonte insuportável que se arrasta por três horas e cuja arrogância só é menor que sua inconseqüência. E tem gente que chama enganação assim de “filme de arte”, conspurcando uma etiqueta que não é lá essas coisas, mesmo, mas que pelo menos serve para salvaguardar filmes com mais dignidade, e bota dignidade nisso, que este. E o pior: roubou três horas do nosso tempo, o precioso, nós que estamos já naquela idade em que o relógio não nos é favorável.
18:23:57 - Zeno -

03 Fevereiro

Tu quoque, Brute?

Os dois canalhas fundadores aqui do blog, Sorel e Zeno, perpetraram polêmica parceria cinematográfica, subsetor curta-metragens, num festival ocorrido no MIS na noite de ontem. Para não deixarmos a data em branco, apenas um comentário: a chuvarada de ontem não foi obra de São Pedro.
09:27:15 - hubbell -

.:: mês anterior :: :: :: :: February 2004 :: :: :: :: próximo mês ::.