:: home :: posts passados :: etilíricas :: je me souviens :: microcontos ::


Tectum Intuentes

Ociosidade produtiva - textos reflexivos, anotações íntimas, sacanagens e demais ressentimentos.


.:: mês anterior :: :: :: :: June 2005 :: :: :: :: próximo mês ::.

29 Junho

Corra enquanto é tempo

O Doria avisou antes, mas não custa reforçar. Uma das novidades mais criativas, divertidas e bem-escritas a surgir neste internetão de meu Deus é o Avenida Brasil, blogue que acompanha os bastidores do dia-a-dia agonizante do que outrora foi um jornal diário.

Leia antes que um dos dois, blogue ou Jornal do Brasil, desapareça do mapa.
10:30:00 - hubbell - 1 comentário

28 Junho

As pirâmides do Itaim II

4:30h. O DJ começou a mostrar sinais de cansaço. Cerca de 20 pessoas ainda resistiam e pulavam enlouquecidas na pista. Levaram a ordem a sério. Keep walking, keep walking... pelo menos seis vezes a ordem foi dada por completo. 24 doses cada. Fui até a caixa de força decidido. Levantei os disjuntores e a luz inundou o local. Dois a dois, os 24 remanescentes trocaram os solavancos na pista pela fila do caixa. Era hora de ir para casa.
10:25:24 - Sorel - 3 comentários

23 Junho

Coleguinhas

1. Com a saída de cena da Cam, o posto solitário de musa da net fica com a Belly.

2. Prepare o saco de risadas e veja o que aprontou o meu camarada Lira Néscio, a Mulher Barbada.

3. O Gaydar BHC é tudo que você precisa saber sobre aquelas diferenças —semelhanças?— que confundem todo mundo hoje em dia.
11:00:00 - Pinto - 6 comentários

Deve-se ler

Está no blogue do Noblat, que não sei por que não se chama Noblogue. Mas enfim, deve-se ler todo dia.

Comentário da cientista política Lucia Hippolito, na CBN:
Só quem viveu sob a ditadura militar pode compreender inteiramente o que se passou ontem à tarde na Câmara dos Deputados. Foi coisa da velha geração, da geração 68. [Leia mais!]
09:48:51 - Pinto - 4 comentários

22 Junho

La Fille Bien Gardée

A mulher mais classuda da internet brasileira anunciou o fechamento de seu blog . Malas de dinheiro começaram desde então a correr em Brasília. Esperamos que cheguem ao destinatário correto, em meio ao trânsito intenso.
10:30:47 - Zeno - 1 comentário

21 Junho

Berna, Paul Klee, arquitetura, dinheiro, etc.

Antigamente só havia uma razão para se ir a Berna, na Suíça (duas, se você fosse fanático pelo Max Frisch e quisesse conhecer o fim-de-mundo onde ele passou bons anos): o Kunstmuseum da cidade abrigava a maior reunião de obras do Klee, nosso voto pra melhor pintor do século no inexistente Ranking Hipopótamo Zeno de Pintura Moderna, num mesmo lugar, ainda que a coleção (cinco generosas salas com a maioria das obras vinda do acervo do filho e da viúva) fosse um pouco desigual, com ênfase na fase das linhas grossas dos últimos anos de vida do pintor. Hoje, nem é preciso entrar na cidade: na Autobahn que liga Berna a Thun foi inaugurado ontem o Centro Paul Klee, com o espantoso número de três mil e quinhentas obras no acervo (com a transferência de boa parte do que estava no Kunstmuseum – o texto de desculpas do museu, aliás, é divertido) e projeto, hum, polêmico por fora e bem interessante por dentro, do arquiteto italiano Renzo Piano (que já acertou e errou muito na vida). A matéria do Frankfurt Allgemeine que noticia a inauguração do novo museu cita dois projetos de Piano, o manjado Beaubourg e um extraordinário museu construído em 1997 para uma fundação suíça, Beyeler, que merece ser visitado aqui e aqui. Outra boa notícia é que a Fundação Klee, com sede em Berna, terminou de publicar no outono do ano passado o catalogue raisonné do pintor, iniciado em 1998, com mais de dez mil obras espalhadas em 9 detalhadíssimos volumes – ao módico e pouco brasileiro custo de 230 euros cada.
07:24:00 - Zeno - 10 comentários

20 Junho

O bom velhinho

abotoa a blusa

É uma atrás da outra: todo dia que eu abro a Enrustida, o caderno cultural (?) da Folha, dou de cara com o maior fenômeno musical de todos os tempos do qual eu jamais ouvira falar. Meio curioso, meio masoquista, teimo em conferir, para uma decepção tão certa quanto a garantia de que amanhã, ou mais tardar semana que vem, haverá uma nova maravilha a festejar —em geral, todas ruins como dor de dente.

Tanto para dizer que receio não ter visto "Abattoir Blues/The Lyre of Orpheus" resenhado na Enrustida. Et pour cause. Já nos primeiros acordes o vozeirão de Nick Cave põe no bolso do colete quaisquer desses fenômenos que deslumbram as mariposas resenhistas do prestigioso caderno, que do jeito que vai está mais para bloquinho. Ah, vão!

Perdão aos nossos colegas da CD Point, que jamais enviaram o jabá pelas remissões anteriores, mas nas Americanas o CD duplo em edição importada estava mais em conta.

Falando em velhinhos bons de voz e suíngue e com a testosterona em dia, a conferir o novo do beato Leonard Cohen, sempre salutar. Talvez no Caderno 2...
16:52:07 - Pinto - Comentar

19 Junho

a vida é m/o assim*

olha, eu gosto da pompéia pq. é um bairro 'faça vc. m/o', sácumé?

*crdt lgd
23:12:38 - John Self - 2 comentários

14 Junho

Campanha pelo tombamento do Masp. Em cima da Nove de Julho.

"(...) Desde outubro de 1994, quando derrotou José Mindlin por um voto (22 a 21), Júlio Neves promove um processo de desmonte do Masp. Trocou o piso, aposentou os cavaletes de vidro e concreto, levantou paredes e criou uma sala VIP. Por incrível que pareça, ninguém fez nada - o Patrimônio Histórico, o Ministério Público, os artistas, os colecionadores, os críticos. Neves extrai suas forças desse vácuo: há dez anos ele está na presidência do Masp. Neves trata o prédio de Lina Bo Bardi (1914-1992) como se fosse mais uma obra dele. Não é por capricho que se quer manter os cavaletes de vidro e o piso básico do Masp. Eles narram as opções de Lina por um modernismo seco, sem adereços. (...) Júlio Neves, amigo de infância de Paulo Maluf, não se contenta em desfigurar o museu. Quer colocá-lo à sombra de uma torre de 125 metros de altura projetada por ele. O próprio arquiteto apelidou o projeto com o inacreditável nome de 'pirocão'. A justificativa jeca para a altura é que do topo da torre daria para ver o mar em dias claros. A torre, na visão de Neves, ajudaria a levantar recursos para o Masp. O arquiteto não consegue mostrar decentemente o melhor acervo da América Latina e quer mostrar o mar? Na escala Neves, uma torre parece valer mais do que um Rafael ou um Ticiano. Parece inacreditável, mas há tucanos lotados na administração do prefeito José Serra (PSDB) que apóiam a construção da torre. Não percebem, talvez, que o museu corre o risco de virar uma extensão dos negócios imobiliários de Neves (...)."

Mário César Carvalho, na Folha de S. Paulo de ontem.

(crdt a. puntoni)
11:26:24 - Zeno - 7 comentários

08 Junho

Alemanha, terra de contrastes

Minha sogra monoglota vai passar três semanas em visita à Alemanha. Sua filha, conscienciosa, pediu-me que elaborasse uma lista de palavras e expressões em alemão que pudessem auxiliá-la em momentos de apuros. Segue a primeira leva, na esperança de os leitores do Zeno poderem também contribuir com sugestões:

"Infarto"
"Crise renal aguda"
"Drogas com desconto"
"Isquemia"
"Pago 300 euros para ter sexo com um estranho"
"Você chama essa merda de cerveja?"
"Capriche na porção de eisbein, por favor"
"Onde fica a sauna mista mais próxima?"
"Occalam é meu pastor e nada me faltará"
07:38:00 - Zeno - 9 comentários

03 Junho

Campanha

Contra burguês

Eu bem queria comprar, tá na minha lista: "Abattoir Blues" (duplo do Nick Cave), "Make Believe" (maravilhoso novo do Weezer), "Silent Alarm" (o barulhentinho semichato do Bloc Party), "A Ghost Is Born" (dos estranhões do Wilco), "Un Metro Cuadrado" (mais uma pérola do Jarabe de Palo), o do Jorge Drexler, mas aí o rombo no orçamento bateria os 500 paus, coisa e tal...
19:15:24 - Pinto - 11 comentários

ars, tekné

vcs sabem q. demora práchuchú uma nova tecnologia matar as concorrentes anteriores -na m/a área de satisfação de necessi//s humanas básicas- se estas ainda estiverem funcionando barato e a contento e prum mundão de gente.
pois zé.
meu radinho do carro é uma das minhas melhores ferramentas.
dá até p/ gravar 6 estações, entre as da minha vida e da minha filha:
92,9 eldorado; 93,7 usp; 103,3 cultura; 89,7 novabrasil; 89,1 oitentaenove; 90,7 cbn; 101,7 alfa; 102,1 kiss, fora mais umas 18 q. eu ñ sei como a pequena enfia lá.
no caso do transito de sampa, é uma solução básica-fundamental-elementar, q'nem um parafuso o foi p/ a madeira.
18:26:28 - John Self - 13 comentários

01 Junho

Aos meus caros amigos

Para que este blog nunca mais seja acusado de sexismo, priapismo, ma(rx)chismo, sebastianismo, e outros ismos igualmente incômodos, dou voz à piada de autora inspirada e, como direi, com certa verve para o realismo fantástico:

- Como se chama homem interessante no Brasil?
- Turista.

E pra não perder o costume, uma de minha própria lavra:

- Como se chama mulher interessante no Brasil?
- Como assim?
22:16:54 - Sorel - 16 comentários

.:: mês anterior :: :: :: :: June 2005 :: :: :: :: próximo mês ::.