:: home :: posts passados :: etilíricas :: je me souviens :: microcontos ::


Tectum Intuentes

Ociosidade produtiva - textos reflexivos, anotações íntimas, sacanagens e demais ressentimentos.


.:: mês anterior :: :: :: :: July 2005 :: :: :: :: próximo mês ::.

30 Julho

Mil maneiras, invente uma

À moda haiku:
"Cueca e dinheiro,
o outono da ideologia
do vil companheiro."

À moda Machado de Assis:
"Foi petista por 25 anos e 100 mil dólares na cueca."

À moda Dalton Trevisan:
"PT. Cem mil. Cueca. Acabou."

À moda concretista:
"PT
cueca
cu
PT
eca
peteca
te
peca
cloaca". [Leia mais!]
00:06:12 - hubbell - 4 comentários

28 Julho

As aves que aqui gorjeiam II

Li no Noblat o comentário de uma leitora que resume a farsa que temos vivido. Termina assim:

"E, por fim, que pena, D.Miriam (Leitão), que a senhora sendo tão atilada, atenta, expert em economia, não tenha reparado há mais tempo, e denunciado, que havia algo de podre no reino de Brasília.

Foi preciso o Roberto Jefferson abrir os olhos da imprensa que, coitada, assim como a D.Renilda, andava bem alienadazinha."


Idem Ministério Público, Banco Central, Polícia Federal, Ministério da Justiça, Tribunal Superior Eleitoral, FIESP, FEBRABAN, CUT, ONG's, sindicatos, parlamentares de direita, esquerda, centro, situação, oposição e o raio que os partam.
12:18:30 - Sorel - 3 comentários

27 Julho

As aves que aqui gorjeiam

A imprensa nos informa que há caixa 2 no PT, que há caixa 2 no PSDB e que o PFL, PTB e PP também têm os seus. Também nos diz que há compra de votos no congresso e que fundos de pensão, empresas privatizadas, estatais, bancos, agências publicitárias e grupos de mídia estão envolvidos nisso tudo. Os operadores de tal esquema são gente graúda, tesoureiros, presidentes de partido, ministros e, quem sabe, presidentes.

Por aqui, sempre se achou que os partidos registravam todos os gastos de campanha, que o congresso nunca se vendeu e que a corrupção, quando existia, era do tipo que originou a CPI: gente do terceiro escalão recebendo três mil reais para facilitar a compra de computadores.

Enfim, somos todos farsantes. Desde Collor, quando decidimos que a corrupção era dele, e não nossa.
13:50:48 - Sorel - 4 comentários

Variações sobre o mesmo tema

Hora do Angeli

A coligação PT-PSDB-PFL
ELIO GASPARI

É dura a vida da choldra. O comissariado petista é apanhado comendo com a mão, guardando dólares na cueca, e o presidente da República resolve ensinar aos cretinos que “o PT fez, do ponto de vista eleitoral, o que é feito no Brasil sistematicamente”. Ou seja, fizemos o que os outros fizeram. Mama quem pode e obedece quem tem juízo.

(crdt: hoja de san pablo, ayer y hoy) [Leia mais!]
11:00:00 - hubbell - 1 comentário

26 Julho

Roda, roda e avisa

Posso fazer uma recomendação? Então deixa eu dizer que Faca e Livro dos homens, de um cabra chamado Ronaldo Correia de Brito, impressionam. É "literatura regional", como quer a crítica paulistina, para quem é "regional" tudo o que extrapola o perímetro do umbigo. Por esse critério, Rosa e Veríssimo, o pai, seriam regionais, e Paulo Coelho, se fizesse literatura, também o seria. Mas digressiono, digressiono. Retomo o assunto para completar: desde "Sagarana" não se via nada tão pungente, sem querer ser herético nem reducionista, mas também deve ser eu, que leio pouco.

Em tempo: ambos saíram pela CosacNaify, o que por si é garantia de uma edição primorosa, coisa de enfeitar estante, que nem carecia de conteúdo.

Leia ontem.
08:33:09 - Pinto - 4 comentários

21 Julho

Lira do delírio

— Maestro, eu tô exausto. Não vejo a hora de chegar em casa e cair nos braços de Orfeu.

— Tá faltando um "m" aí.

— Tá bom, maestro. Orfeom, Orfeommmm.

(Radamés Gnatalli explicando a Jorge Veiga os meandros da mitologia, segundo registro do saborosíssimo Suíte Gargalhadas)
01:21:37 - Pinto - 7 comentários

20 Julho

Similitudes

Na qualidade de membro ativo deste botequim, gostaria de propor a outorga do título de hipopótamo honorário de Zeno, Inc. ao ilustre senador Heráclito Fortes.
13:59:55 - Pinto - 3 comentários

Da série: Perguntas que não querem calar

Por onde anda Gilberto Kassab?
07:30:00 - Zeno - 5 comentários

19 Julho

"Só cozinho com duplo sentido"

cozinho com duplo sentido

Cadê a saudosa Censura Federal (lembra da comadre Solange e do compadre Coriolano?) que não vê essas coisas? Tarde dessas —eu vi!—, dona Palmirinha Onofre, versão tropical de Nigella Lawson, dava a receita de uma inocente fritura e não fez cerimônia. Encarou a câmera com esse olhar matreiro que Deus lhe deu e tascou: "Agora chegou a hora de empanar as minhas coxas... Ahnnn... Quer dizer, essas coxas aqui, do franguinho".

Programas assim não só deveriam ser exibidos tardão da noite?
13:29:52 - Pinto - 9 comentários

2001/1771: deodato e quase nenhum

null
nas pontas da faca alegre
dos barqueiros do mamanguá
ainda está
a ponta das asas
das naves daqui pralá
03:15:30 - John Self - 2 comentários

15 Julho

Caos organizado

ashes to ashes, dust to dust

"Chamou-me a atenção a biblioteca, ela também de mogno: deslizava ao longo de três paredes, mas estava praticamente vazia. Em cada prateleira enfileiravam-se dois ou três livros, para decoração, justamente como fazem os maus arquitetos, que arranjam um pedigree de falsa cultura, deixando espaço para vasos lalique, fetiches africanos, pratos de prata, garrafas de cristal. (...) Mas, de fato, eis que em uma prateleira, em um moldura prateada, via-se uma foto, tirada evidentemente de um canto do aposento, quando o sol entrava pelas janelas e iluminava a escrivaninha: meu avô estava sentado com um ar levemente surpreso, em mangas de camisa (mas de colete), quase submerso entre dois montes de livros que obstruíam a mesa. atrás dele, as prateleiras cheias de livros, e entre os livros pilhas de jornais amontoados em desordem. No canto, no chão, entreviam-se outras pilhas, talvez revistas, e caixas cheias de outro tipo de papelada que parecia amontoada ali só para não ser jogada fora. Pronto, assim devia ser o quarto do meu avô quando era vivo, o armazém de um salvador de todo tipo de material tipográfico, que outros jogariam no lixo, a estiva de um navio fantasma que transportava documentos esquecidos de um mar para outro, um lugar onde alguém poderia se perder se começasse a remexer cada pilha ou calhamaço. Onde foram parar todas aquelas maravilhas? Evidentemente, vândalos respeitosos deram sumiço em tudo aquilo que poderia causar desordem, tudo fora"

Umberto Eco, A Misteriosa Chama da Rainha Loana.
17:05:00 - Zeno - 5 comentários

14 Julho

Atualidades Atlântica

Na falta do que mais dizer, calo-me nesta hora e passo a palavra a Gregório de Matos (1633?-1669?):

De dous ff se compõe
esta cidade a meu ver
um furtar, outro foder.
12:00:00 - Pinto - 5 comentários

Nova campanha HZ: se puder, não escreva

Já que andaram reclamando (agora temos um OmBundsMan de estirpe), segue uma citação batuta pra elevar o nível do nosso botequim:

"Ao escrevermos, como evitar que escrevamos sobre aquilo que não sabemos ou que sabemos mal? É necessariamente neste ponto que imaginamos ter algo a dizer. Só escrevemos na extremidade de nosso próprio saber, nesta ponta extrema que separa nosso saber e nossa ignorância e que transforma um no outro. É só deste modo que somos determinados a escrever. Suprir a ignorância é transferir a escrita para depois ou, antes, torná-la impossível. Talvez tenhamos aí, entre a escrita e a ignorância, uma relação ainda mais ameaçadora que a relação apontada entre a escrita e a morte, entre a escrita e o silêncio.

Gilles Deleuze, prólogo do livro Diferença e Repetição. Os grifos, nossos, são de 1991, ergo com data de validade.
07:49:00 - Zeno - 9 comentários

13 Julho

Rapadura é doce mas não é mole

Mais um lugar para não ir na Liberdade. Quase em frente ao restaurante Chi Fu, no meio do mar de sebos junto à Praça Carlos Gomes, Mobile Livros é provavelmente o mais bacana de São Paulo. Limpo, organizado, altíssimo astral, uma musiquinha esperta no volume certo e vendedores que sabem que "A alternativa transformadora" não deve figurar na seção de eletrônica, Eclesiastes vem a ser um livro da Bíblia ("É romance?") e, não, Peter Gay nunca escreveu nada sobre homossexualismo. Isto é, pelo menos nunca diretamente.

Não se deixe impressionar pelo nome chinfrim. Os livros estão todos encapados e o acervo impressiona, embora pequeno em comparação com a concorrência ignara. Vi coisas que duvidava (ainda) existirem. Mudaram-se há pouco, sem prejuízo de uma organização impecável. O único senão: os precinhos são ou de cair em prantos ou de sair ganindo. Evite a todo custo ou arque com as conseqüências sem alegar que não foi avisado.
17:21:24 - Pinto - Comentar

08 Julho

CSI Brasília

No depoimento de Fernanda Karina Somaggio para a CPI dos Correios, o glorioso petista Maurício Rands - que no começo era identificado na Globonews como Hands, of all names, coitado - embarcou naquela de desqualificar a menina:

-"O que o seu marido faz?"
-"Ele mexe com log..."

[muito barulho e gritaria ao fundo]

-"É médico de quê?"
-"... com... com logística."
-"Ah, ele é médico logística!" [N. E..: aquele que dá expediente no IML]
-"Não, ele mexe com... ele é técnico em logística!"

(da nossa enviada especial Cam Crime Scene Investigator do Planalto)

(para os leitores mais novos, informo que a série "Eu mexo com", do Hipopótamo Zeno, se encontra disponível nas melhores lojas e na seção "Diálogos Paulinsanos" aqui do blog)
14:55:54 - Zeno - 3 comentários

07 Julho

diz q. a gente veio do macaco, mas alguns ainda vêm vindo

amigos, um sábio amigo fala q. a estupidez humana divide-se geométrico-democrática/:
1-o imbecil elementar
2-o besta quadrada
3-o anta cúbica
4-o lorpa terminal, q. assim o é pois elevado a 'n'.
este último grau final/ reconhecido na alvissareira premiação.
creiam, o amigo fala 'de cadeira'.

de rodas, posto q. os percorreu um a um.
17:06:05 - John Self - 2 comentários

Só pra macho

LUPICÍNIO RODRIGUES por Carlos Fernando, Paula Lima e Cauby Peixoto. Só neste fim de semana, 8 e 9 de julho às 21 horas, 10 de julho às 18 horas. Sesc Vila Mariana, Rua Pelotas 141 (é aquele prédio esquisito que fica ao lado do nosso fornecedor de uísque a 45 reais). Eu vou, cê vai?
15:11:42 - Zeno - 15 comentários

London Calling

Alguém aí se anima a cantar a letra da canção do Clash? [Leia mais!]
09:41:32 - Zeno - 5 comentários

.:: mês anterior :: :: :: :: July 2005 :: :: :: :: próximo mês ::.