:: home :: posts passados :: etilíricas :: je me souviens :: microcontos ::


Filmes esquisitos

Nós gostamos mesmo é do escurinho.


.:: mês anterior :: :: :: :: March 2006 :: :: :: :: próximo mês ::.

29 Março

Viva o embargo

O garoto nem sempre acerta, mas desta vez a crítica está sensacional: Kléber Mendonça lança uma sugestão de embargo que, endossada pelo insuperável Arnaldo Branco, merece nosso apoio e o de nossa nanoaudiência:

"A crítica brasileira pode estar se repetindo, mas talvez seja ela apenas a portadora das más notícias. Em relação ao modelo que o cinema brasileiro escolheu para "ser comercial e popular", o atual panorama é sombrio via globificação televisionada dos nossos filmes. A produção nacional seria tão mais animadora se abandonasse essa mania de fazer filmes como Gatão de Meia Idade (Brasil, 2006), sub-produto do raquitismo criativo que reflete a total influência de uma televisão de má qualidade no nosso cinema. E isso é, ao que parece, um padrão a ser seguido, vide os números de bilheteria auto-gerados de Se Eu Fosse Você, que já passaram dos três milhões de espectadores.

Gatão de Meia Idade, que não tem a carpintaria de Se Eu Fosse Você (nem terá o mesmo empurrão massificado de mídia), adapta a tirinha de jornal de Miguel Paiva para o padrão TV filmada de diversões brasileiras multiplexadas. O filme parece clamar por algum tipo de embargo federal contra comédias românticas cariocas, gênero que está virando terror.

Temos um homem de rabo de cavalo que já chegou aos 40, Cláudio (Alexandre Borges), divorciado e pai de uma filha de 12 anos (Renata Nascimento). O filme explora a relação dele com as mulheres ("comer" ou "queria comer mais") e as conversas de macho com os amigos ("essa, eu quero comer")." [Leia mais!]
15:33:31 - Zeno -

24 Março

O balé das baleias

Se você não se importa de azedar o seu fim de semana...

http://noblat.plugin.com.br/tvcaangela20060323-01-001-wm.100.wmv

(Para quem não está ligando o nome à pessoa: deputada Angela Guadagnin, do PT paulista, comemora a absolvição de seu colega de bancada João Magno)
14:00:05 - DJ Mandacaru -

16 Março

Ranking Luchino Visconti

Já dissemos em outro lugar que gostamos de todo tipo de ranking. Como homenagem aos trinta anos da morte do mestre Luchino Visconti (1906-1976), comemorados hoje (lembrança do viscontiano de carteirinha carlos f.), resolvemos arriscar uma lista com a filmografia, longas e principais curtas, acompanhada da avaliação boboca de 1 a 5 estrelinhas (em alguns casos, a lembrança do filme data de muitos anos, então seguem já desculpas por alguma avaliação equivocada); eis a lista: [Leia mais!]
13:00:22 - Zeno -

09 Março

Um herói do nosso tempo

Eu não vi, o filme só estréia amanhã, mas minha esposa franco-africana Íris viu na pré-estréia, conversou com o diretor e recomenda como o "melhor filme que vi este ano", tudo bem que estamos em março e os oscarizáveis e oscarizados deste ano, francamente... deixa pra lá:

Um herói do nosso tempo ("Va, vis et deviens")
Direção: Radu Mihaileanu
Com: Yaël Abecassis, Roschdy Zem, Moshe Agazai
Sinopse: 1984. Uma vasta operação leva os judeus da Etiópia para Israel. Uma mãe etíope cristã oferece seu filho para substituir um menino judeu que acabou de morrer. A criança, adotada por uma família de origem francesa ao chegar a Israel, crescerá com medo que seus segredos sejam revelados, descobrirá o amor, os modos ocidentais de viver e a guerra na Palestina.
Prêmios: vencedor dos prêmios Panorama e do Júri Ecumênico no Festival de Berlim 2005; prêmio César 2006* na categoria Roteiro original (além das indicações para Melhor Diretor, Filme e Música).

* e por falar em César, o grande vencedor deste ano (Filme, Diretor, Ator Coadjuvante, Atriz Estreante, Roteiro Adaptado, Música, Fotografia e Montagem) é aquele filminho mezzo simpático exibido aqui no Brasil no ano passado, De tanto bater meu coração parou ("De battre mon coeur s'est arrêté"). Olha, como dizia um amigo de longa data, "Menas, hein?" – não é pra tanto. Alguém mais viu o filme, além de um ou dois membros aqui do blog e da cambada de franceses com quem somos obrigados a conviver on a daily basis, como eles dizem lá na França?

(crdt dica: laurent c.)
13:30:40 - Zeno -

06 Março

Johnny & June

Two sons of Francis.
14:00:00 - hubbell -

.:: mês anterior :: :: :: :: March 2006 :: :: :: :: próximo mês ::.