:: home :: posts passados :: etilíricas :: je me souviens :: microcontos ::


Eu me envergonho

O lado B do Je me souviens.


.:: mês anterior :: :: :: :: December 2006 :: :: :: :: próximo mês ::.

01 Dezembro

Nada como uma boa concorrência

Os efeitos colaterais do excesso de passageiros extrapolam os congestionamentos no ar e nos aeroportos e vêm ao bolso. E de maneira sutil.

O programa de fidelidade da TAM alterou suas regras à discrição da empresa e agora diz a que veio com todos os clichês do engabelamento: "novo perfil", "especialmente criado para você", "adequar-se melhor às suas necessidades", "mais conforto e comodidade" etc.

A parolagem é a seguinte: um "desconto" ou acréscimo no preço já módico da passagem irá refletir-se no cômputo das milhas. Pagou menos, acumulou só 20% do trecho voado. Secou as burras com as tarifas cheias, levou até 150% das milhas respectivas.

Como as companhias nunca revelam a composição de tarifas X assentos em cada vôo, não seria lícito supor que a TAM vai reduzir a quantidade de assentos "promocionais" nem aumentar aqueles apropriadamente de "Top" —nenhuma alusão ao Fradinho do Henfil ("Top, top, top!"), por certo.

Não é ótimo?

O site da TAM pergunta, cândido: "Agora você escolhe de acordo com suas necessidades. PROMO, LIGHT, FLEX, MAX e TOP, como você quer comprar sua passagem?"

Eu quero comprar numa outra companhia. Mas não posso.
12:12:54 - Pinto -

.:: mês anterior :: :: :: :: December 2006 :: :: :: :: próximo mês ::.