:: home :: posts passados :: etilíricas :: je me souviens :: microcontos ::


Zenices

Pensamentos de Zeno acrescidos de pérolas de igual verve vindas de procedência vária.


.:: mês anterior :: :: :: :: February 2007 :: :: :: :: próximo mês ::.

21 Fevereiro

Tradição, família e propriedade com arquitetura de péssima lavra

CREA não, CREIA!

Ali habitariam demônios? Nas masmorras que se supõe haver no retiro espiritual dos Arautos do Evangelho, em Ubatuba, o único demônio aprisionado deveria ser o projetista —arquiteto é pedir muito— que rabiscou um castelo medieval no meio de um remanescente de Mata Atlântica quase virgem à tentação dos homens. Digo masmorras porque ninguém ergueria um castelo naquele feitio e iria esquecer logo delas. Sem mencionar, por assim dizer, outros "acessórios" quetais —grilhões, fosso etc.—, considerado que seus freqüentadores são uma gente que vive num mundo assombrado por demônios, capaz de meter medo até mesmo no pessoal da TFP. Nada mais natural que seu medievalismo se manifeste e tome forma, e que forma. Mesmo os mais santos precisam de um descanso para seus pensamentos mundanos, e vão buscá-lo justo em meio àquela lúbrica natureza, logo onde. Praia é pública e o Criador quis que ali coubesse todo mundo, muito embora até os laicos mais abastados mostrem um pouco de respeito e construam seus retiros minimamente integrados ao contexto. Como se trata de obra para louvá-Lo, o castelo rivaliza com Sua criação e é onipresente na paisagem. Até aí tudo bem, mesmo que com cinco séculos de atraso. Arte e arquitetura sacras, aé um certo tempo indissociáveis, já nos deram grandes legados e seria o caso de arriscar, mas...

A única questão é a seguinte: precisava mesmo ser um troço tão medonho?
22:49:45 - Pinto -

14 Fevereiro

Acadêmicas de início de ano

— dias depois da aula inaugural, o professor é abordado por aluno: "Puxa, fiquei sabendo que foi muito boa a Aula Magda deste ano!".

— em convite recente para a nova edição de uma revista, lê-se que o lançamento será precedido por "uma conversa informal a respeito da idéia de infinito".

[nota: já existe movimentação entre os membros da Redação no sentido de adotar a última frase como bordão multiuso aqui no botequim]
11:19:00 - Zeno -

13 Fevereiro

Notas relevantes

Até beijar na boca?

- Como fazer tudo? A revista Pequenas Empresas Grandes Negócios explica, na edição de capa deste mês, mais da equação que vem tirando o sono de Stephen Hawking desde criancinha. Deus está por aqui de irritado.

- Você não pode deixar de perder! Gabriel Charuta vai dar um ciclo de palestras na Casa do Saber. Consta que o tema é o amor. Amor e saber não costumam andar juntos, mas é sempre bom contar com as exceções.

- Magna cum laude. E tem aquele picareta que deu um golpe na Columbia University fazendo-se passar por professor de Cultura Brasileira, ou o que o valha, usando o CV da Lilia Schwarcz (sistema Lattes dá nisso). É acusado de desviar milhares de dólares dos fundos que recebia. Foragiu-se no Rio. Cátedra é cátedra.
18:32:46 - Pinto -

Kassabiana

É só no que se fala, toda a Paris comenta: o pefelê trocou de nome pra pedê.

(crdt : cynix, pela observação)
14:47:39 - Pinto -

08 Fevereiro

Grandes Nomes da Semiótica

Rum Montilla. Hoje alegre. Amanhã? Bem...

Moshe Dayan, saussurando em som surround.

(este post é dedicado a anaag, kalu e outras sem-miólogas que, na falta do que mais fazer, freqüentam esta freguesia)
05:44:26 - Pinto -

06 Fevereiro

Conselho municipal

Prefeitos do Brasil, uni-vos: ao perder a cabeça, tenham pelo menos a decência de segurar a franga. Do contrário, vosso eleitorado, que é meio conservador, periga não reelegê-los. (Se bem que teve a Clodovéia...)

Fazei como o Gabriel Charuta: endurecei, mas sem perder a ternura jamais.
10:18:05 - Pinto -

São Paulo, São Francisco e Santa Ignorância

Agora virou moda "revitalizar" as ruas de São Paulo retirando postes, enterrando fios e dando uma mão de cal nas fachadas.

Melhorar, melhora, mas a premissa não é essa. E está virando lugar comum. Vem a iniciativa privada, como no caso da Oscar Freire e da Avanhandava, faz aquele rebuceteio e acha que pronto, voilà, urbanizou-se o caos.

O Minhocão e as marginais, por exemplo, não têm postes nem fios por perto. E são aquelas maravilhas.

E São Francisco é entrecortada de fios. E é São Francisco.

E Santa Ignorância? Passa bem, obrigado.
10:15:11 - Pinto -

03 Fevereiro

A cara da nossa política

Quando eu achava que era o FHC quem estava cada vez mais a cara do Clodovil (ou vice-versa, sei lá, mil coisas), me aparece um Arlindo Chinaglia. No duro, no duro, vai ver que essa moda pega. Repara bem.
15:53:15 - Pinto -

01 Fevereiro

Desconto para estudantes

Aponte aqui seu lápis

(E as perguntas que não querem calar: que é "apontos"? que é "legeran"? "que é "eclipse"? que é "organização"? E a resposta a todas elas: puteiro no centro de São Paulo)
20:11:34 - Zeno -

.:: mês anterior :: :: :: :: February 2007 :: :: :: :: próximo mês ::.