:: home :: posts passados :: etilíricas :: je me souviens :: microcontos ::


A hora do DJ Mandacaru

Velharias musicais sempre fresquinhas.


.:: mês anterior :: :: :: :: April 2007 :: :: :: :: próximo mês ::.

13 Abril

Dakota Staton (1932 – 2007)

Mais uma que se foi, três dias atrás. Dakota Staton nunca foi famosa no Brasil, mas nos Estados Unidos, especialmente no final dos anos 50, rivalizava em popularidade com Sarah Vaughn e Dinah Washington.
Separei cinco gravações pra vocês conhecerem a moça: Don’t Explain (3,8MB), o clássico da Billie Holiday dando uma dura no marido que chegou em casa com o colarinho sujo de batom; Solitude (4,7MB), do Duke Ellington; The Late, Late Show (3,8MB), seu maior sucesso, logo no primeiro disco; Body and Soul (5MB); e, até por causa, The Song Is Ended (4MB).

04 Abril

A volta

Sempre up to date no que se refere a películas cinematográficas, o tio DJ Mandacaru ainda está sob o impacto daquilo que viu semana passada. “Volver”, do Almodóvar, é do cacete e cousa e lousa, mas do filme já deve ter falado o crítico aqui da redação. Do latifúndio que me cabe, devo confessar que fiquei absolutamente aturdido com a voz que cantava a música-tema “Volver” -– um tangaço do Carlos Gardel e seu namorado brasileiro Alfredo Le Pera --, dublada pela Penélope Cruz, numa levada flamenca. Um sacrifício enxergar o nome de Estrella Morente nos créditos finais, uma frustração tentar comprar disco da nega (“and now, everybody, Matilde, Matilde!”) aqui no Brasil. Fomos ao grande mercado do escambo internético e achamos o “Mujeres”, disco do ano passado, homenagem da Estrella a diversas cantoras.

De bandeja pros leitores, quatro faixas:
La Noche de Mi Amor (5,4MB), que vocês já ouviram como A Noite do Meu Bem, o clássico de Dolores Duran, e que foi um puta sucesso no mercado de língua espanhola com a Chavela Vargas.
Nostalgia (9,8MB), outro tango clássico, de Juan Carlos Cobián e Enrique Cadícamo, gravado pela Susana Rinaldi e mais metade da torcida do Boca.
Vuelvo al Sur (6MB), do Piazzolla (outro dia eu conto a história dessa música).
E a própria: Volver (5,1MB)

É ouvir e se apaixonar.

No Leia Mais, para quem não tem familiaridade com o idioma do Maradona, as letras. [Leia mais!]

.:: mês anterior :: :: :: :: April 2007 :: :: :: :: próximo mês ::.