:: home :: posts passados :: etilíricas :: je me souviens :: microcontos ::


Tectum Intuentes

Ociosidade produtiva - textos reflexivos, anotações íntimas, sacanagens e demais ressentimentos.


.:: mês anterior :: :: :: :: September 2007 :: :: :: :: próximo mês ::.

28 Setembro

Grandes citações da História

"Entre Roberto Marinho, ao lado de Deus, e Edir Macedo, falando com Deus, fico com o primeiro"

— Professor Sassaroli.
11:43:58 - Pinto - 4 comentários

24 Setembro

Não tente fazer isso em casa

Correção importante e útil publicada na edição deste mês do jornal "Unimed e Você", distribuído aos clientes do plano:

"Erramos: na edição passada, informamos erroneamente que é possível realizar o auto-exame para prevenir o câncer de próstata".

(crdt : apologno)
17:40:13 - Pinto - 6 comentários

15 Setembro

"Engenheiros, bacharéis, diplomatas"

Falando em trechos inesquecíveis:

16:47:03 - Pinto - 6 comentários

14 Setembro

Trechos inesquecíveis

Tem coisas que a gente gosta. Umas porque são boas, outras porque nós achamos boas. Sempre quis fazer isso. Apenas 10s. Clica aí.

Aqui.

E aqui.

O primeiro é pro Zeno, que gosta dele mais do que eu
22:25:37 - Mathieu - 3 comentários

13 Setembro

Aforismos bíblicos

Nome é destino.

Se ele se chamasse Onan, nada disso teria acontecido.

(crdt foto : quinteto irreverente)
14:45:08 - Pinto - 3 comentários

03 Setembro

Como diria Fiori Gigliotti, o tempo passa

Na revista Entrelivros do mês passado, com o orelhudo Kafka na capa, há um artigo mezzo divertido sobre os mandamentos da leitura de livros. De interessante, mesmo, as contas feitas pelo articulista: "Se puder ler um livro por mês, dos 16 aos 75, terá lido 720 livros. Se, no mês das férias, em vez de um, puder ler quatro, chegará nos 900. Com dois por mês, serão 1440. À razão de um por semana, alcançará 3120. Com a média ideal de três por semana, serão 9360. Serão apenas 9360. É importante escolher bem o que você vai ler." Lembrei-me de um professor, em meu primeiro ano de faculdade, que aterrorizava os alunos calouros falando com a maior naturalidade do "segundo Wittgenstein" (ninguém percebera o primeiro sequer dar um oi, ou coisa assim), que mandava a gente ler a Ética a Nicômaco no fim de semana e que dizia ser possível, "em dois ou três anos", dar conta de todos os clássicos essenciais da literatura – no que ele talvez tivesse razão, se pensarmos apenas na quantidade de medalhões em cada literatura nacional. Ainda assim, os números assustam: um livro por semana, média que me parece respeitabilíssima, rende apenas três mil livros, e eu já me encontro na metade última da vida útil de leitor, isto é, sem poder remediar a lassidão da metade anterior tisnada em sexo, drogas e biscoitos maisena com leite gelado para acompanhar horas infindáveis em frente à TV. Donde o corolário: "Cêis me dão licença, que eu preciso ler 'A chave de vidro', do Hammett, adiado há pelo menos duas décadas, e não posso perder tempo blogando. Obrigado."
18:34:31 - Zeno - 8 comentários

02 Setembro

Esterça, debréia e outras mumunhas mais

Nós também temos nosso dia de "Persona". Um amigo da coluna, como diz o César "Blow" Giobbi, relata que neste sábado, por volta das 13h, no restaurante Ecco, testemunhou uma escolta de garçons, commis e maîtres conduzindo porta afora o casal Paulo e Sílvia Maluf, até então discretamente posto numa mesa dos fundos, como se estivessem na própria Ilha de Jersey. O que parecia ser fruto de admiração ou de uma gorjeta mais polpuda, opções que não ficam em princípio descartadas —deixamos para o Ministério Público investigar, quando tiver resolvido suas mazelas internas com franco-atiradores—, teve um final insólito.

O prestimoso séquito serviu, na verdade, para empurrar o veículo do casal, marca e ano ignorados ("Mas era coisa de bacana"), que só pegou no tranco. Ao retornar ao restaurante, eis o comentário que se ouviu de um commis mais versado no tema:

— Ainda bem que [o câmbio] não era automático.

Lôco, não?

(crdt : férdinand côstes)
23:01:59 - Pinto - 2 comentários

.:: mês anterior :: :: :: :: September 2007 :: :: :: :: próximo mês ::.