:: home :: posts passados :: etilíricas :: je me souviens :: microcontos ::


Jornal Velho

Recortes e papéis de ontem, de duas décadas, do mês passado, de hoje - o pesadelo do pessoal de limpeza.


.:: mês anterior :: :: :: :: June 2008 :: :: :: :: próximo mês ::.

26 Junho

Concurso Hipopótamo Zeno!

Sem trocadilhos com desatino, por favor

Como estamos levando um jabá pela divulgação, propomos à nanoaudiência um concurso: qual o destino do jornal de papel, em meio à pixelização, eletroniquização e avacalhação reinantes neste século XXI? A melhor resposta receberá gratuitamente um exemplar do livro acima, que ainda não lemos mas cuja qualidade é mais que garantida - mesmo que discordemos das premissas, da argumentação do miolo e da conclusão.

Respostas como "Embrulhar peixe no dia seguinte" e "forrar gaiola de passarinho" estão, evidentemente, fora de concurso.
07:37:28 - Zeno -

24 Junho

O Nordeste como arraial de problemas

Deu no Estadão —onde mais?— com grifo nosso:

Para segurar em Brasília os parlamentares gazeteiros que trocam o plenário pelos arraiais do Nordeste, o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), mandou telegrama, convocou sessão no plenário e avisou que haverá desconto —de cerca de R$ 850 por dia— no salário do deputado que faltar às sessões de hoje, amanhã e quinta-feira. As festas juninas, tradicionais no Nordeste, e a reta final das convenções partidárias, cujo prazo termina no próximo fim de semana, não serão argumentos para ausências, garantiu.


A ênfase é para o Nordeste e para o forró: o estranho, o exótico, o diferente, o não-eu sudestino ou, mais especificamente, paulistano. O que esperar do Estadão além da nostalgia de 1932?

As ausências, afinal, são por conta das festas ou das eleições? Acaso as festas, cuja tradição no Nordeste é tão ou mais forte que o Natal, não ocorrem no restante do País? E se ocorressem apenas lá não seria o caso do recesso branco, já que há tantos outros no Congresso, por razões bem menos nobres? Ou não seria então o caso de menos estranhamento ou rigor?

Vão dizer que é paranóia ou complexo disso ou daquilo, mas outra vez a região entra como Pilatos no Credo.
15:00:00 - Pinto -

18 Junho

Veja bem

...Os médicos e nutricionistas do Hospital do Coração acompanharão as 26 modelos por um ano. Durante esse tempo, elas serão submetidas a cardápios equilibrados e programas de atividade física. A idéia é fazer com que mantenham o peso, mas ganhem músculos e percam gordura. Quem sabe as mais animadas não vão se dispor a incrementar a massa cinzenta?

Deu na Veja, assinada por uma tal de Anna Paula Buchalla, sub-editora de alguma coisa, e que tem medo de avião mas não tem medo do ridículo nem do clichê.

A fonte é essa.
18:08:00 - Sorel -

17 Junho

Dureza, madame, dureza...!

E quando a gente achava que Alexandre Gracinha era tudo o que de absurdo se podia ouvir na rádia, eis que surge impávida, colossa e reincidente a cientista política Lúcia Hippolito:

"Uma das coisas que talvez o presidente Lula tenha feito mal para o país, porque as pessoas acham que podem, de repente, se candidatar presidência da República sem nunca ter feito nada. Olhe o Dunga, nunca foi técnico nem do time da esquina da rua dele. Agora já virou técnico da seleção brasileira e acha que sabe tudo. Olhe a ministra Dilma [Roussef], nunca administrou nada a não ser a Casa Civil, com esses problemas todos que ela está tendo, já acha que pode ser presidente da República. Dureza, hein?"
13:32:56 - Pinto -

16 Junho

Preconceito de Época

Cada um com sua quadrilha

Em junho é assim: FHC tem "amigo" (tem?!), Lula tem "compadre".

Nos outros meses, também.
10:45:38 - Pinto -

15 Junho

Lei Cidade Linda

E o Kassab, hein? No lançamento da sua candidatura à reeleição resolveu qualificar o debate e deu para falar mal do "botox" e das "grifes famosas" que, como soubemos, são o cerne do projeto político de Marta Suplicy.

Usa também, oras!
18:04:15 - Pinto -

09 Junho

Grão de Investimento

Deu na mídia: "Governo Federal lança o Plano Safra".

Jacob, Edmond, Joseph, Moise e demais familiares presentes e ausentes agradecem, em penhor de gratidão.
13:52:34 - Zeno -

07 Junho

Notícia redundante

20:31:29 - Pinto -

.:: mês anterior :: :: :: :: June 2008 :: :: :: :: próximo mês ::.