:: home :: posts passados :: etilíricas :: je me souviens :: microcontos ::


A hora do DJ Mandacaru

Velharias musicais sempre fresquinhas.


.:: mês anterior :: :: :: :: February 2009 :: :: :: :: próximo mês ::.

27 Fevereiro

Quem Vê Pinto Não Vê Coração

Ontem ela estaria completando 90 anos, uma das vozes mais originais temperadas em Sampa. Se o samba paulista tem uma prosódia, a sua melhor tradução é Isaurinha Garcia.

Um perfil curto, grosso e preciso da Isaurinha foi publicado no livro "Sessão Passatempo" (1995), de Hermínio Bello de Carvalho, esgotadíssimo. Até amanhã boto algum disco dela. [Leia mais!]

20 Fevereiro

Cuando salí de Cuba

A turma já tocava junto desde 1973, mas foi só em 1980, quando ganharam um Grammy, que o Irakere deixou de ser conhecido apenas em Cuba e virou um grupo com reconhecimento internacional. Tão internacional que de vez em quando um membro aproveitava uma dessas excursões para largar a banda e Cuba. Paquito D'Rivera foi o primeiro de uma série que inclui até o Arturo Sandoval.
Bom, o disco que tá lá em baixo foi gravado numa dessas viagens de longo curso, na Suécia, em 1980, e lançado no ano seguinte.

A banda:
Chucho Valdés (teclados); Carlos Del Puerto (baixo e vocais); Enrique Piá (bateria e percussão); Jorge Alfonso(congas e percussão); Oscar Valdés (percussão e vocais); Carlos Emilio Morales (guitarra); Jorge Varona (trumpete, flugelhorn e vocais); Arturo Sandoval (trumpet, flugelhorn, trombone e vocais); Carlos Averhoff (saxofones e flautas)

As faixas:
1. Aguanile Bonko
2. 15 Minutos
3. Juan 1600
4. Iya
5. Valle de Picadura
6. Tres Dias
7. Irakere

Quanto à faixa 5, deixo a hermenêutica por conta de nosso editor.

12 Fevereiro

Pequeno roteiro da Blossom

Achado pelaí. [Leia mais!]

11 Fevereiro

Blossom Dearie RIPada

Os pontos principais já foram definidos pelo Ruy, hoje na Folha -- não adianta fazer mais barulho. Se você quiser um bom ensaio em português sobre ela, procure o Tempestade de ritmos, do próprio Ruy. Se quiser algo mais parrudo, vá atrás do American Singers, do Whitney Balliett.

Para ouvir, baixinho, aqui. [Leia mais!]

.:: mês anterior :: :: :: :: February 2009 :: :: :: :: próximo mês ::.