:: home :: posts passados :: etilíricas :: je me souviens :: microcontos ::


A hora do DJ Mandacaru

Velharias musicais sempre fresquinhas.


.:: mês anterior :: :: :: :: April 2009 :: :: :: :: próximo mês ::.

11 Abril

Plumas em Paris

null

O Luis Antonio era de Tatuí. Rolando, do Rio. Ambos já tinham uma carreira como cantores (o primeiro no Biriba Boys, Som Okey e Pigalle, o segundo no Ronnie & Central do Brasil). Encontraram-se em Barcelona, onde o Luis Antonio estava gravando o maravilhoso Brasil Aquarius e Luis Antonio. Mandaram-se para Paris, travestiram-se e emplumaram-se, gravaram três belos discos com o nome de Les Étoiles.

No pacote, o primeiro deles, de 1976: Meu Coração É Um Pandeiro Ou... (56MB), com uma amostra grátis (Chica-Chica-Boom-Chic, 7MB) pra vocês sentirem o pique da dupla.

Perfeito pra curar bode de almoço de Páscoa.
[Leia mais!]

09 Abril

Ei, você aí, me dá um dinheiro aí

Foi começar a ziguizira do subprime e eu começar a cantarolar "Brother, Can You Spare a Dime", a canção que marcou a Depressão de 29. Megasucesso em 1932 na voz do Bing Crosby, diz-se (brigaduuuu Ronia Sacy!!!) até que a canção ajudou a eleger presidente o Franklin Roosevelt.

Um dos seus autores, E.Y. "Yip" Harburg, ele mesmo foi vítima da quebradeira. A conselho do seu amigo e ex-colega de escola Ira Gershwin, mudou de ramo. Nas suas palavras: "Larguei essa coisa sonhadora chamada negócios e resolvi fazer uma coisa mais pé-no-chão: escrever letra de música".
Yip deixou dezenas de clássicos, entre eles Over the Rainbow.

Das dezenas de versões gravadas, separei quatro: a clássica, com o Bing Crosby (3,9MB); uma caseira, com o próprio Yip (2,6MB); a mais sentida, com a Odetta e o Dr. John (9,6MB); e a de que gosto mais, com a Abbey Lincoln (11,2MB).

Num pacote à parte, o discaço "Brother Can You Spare A Dime - Songs Of The Depression" (135MB), com diversas orquestras e cantores de quem vocês nunca ouviram falar, tocando os sucessos da época.
Pra abrir o apetite, botei num arquivo separado os scans das capinhas (4MB) -- aí vocês decidem se vale a pena.

[Leia mais!]

06 Abril

Das vantagens de ficar em casa no findi

null

Neguinho desavisado vai achar que está na editoria de Iluminuras. Pessoal ao norte do Espírito Santo e a oeste de Sergipe vai começar a botar defeito. O Lama vai mudar seus conceitos sobre a miscigenação com orientais.

O fato é que a Dona Rachael Yamagata (nome é destino, nano) se presta mesmo a esse tipo de confusão. Descobri a moça meio por acaso fim de semana passado. Só tem dois discos: o Happenstance, de 2004, que foi direto pra parada Pop Adulto, e o duplo Elephants - Teeth Sinking Into Heart, do ano passado, que foi merecedor de um Parental Advisory pelo conteúdo explícito para padrões norte-americanos. Nos dois ela compõe, canta e toca - e joga bem nas três posições. Do nível assim da Joni Mitchell, sabem? Nenhum dos dois foi lançado no Brasil. Então, o primeiro está inteiro. Do segundo, separei Elephants (nosso primo próximo) e What If I Live. Vejam aí se vocês também gostam.

01 Abril

Pra pagar três e 300

Se você não lembra, refresque azidéia aqui.

Mas o fato é que, fora o preço, o livro 300 discos importantes da música brasileira é bem bacaninha. Como toda peça dessa natureza, dá pra arengar bastante com as escolhas (quer um exemplo? Tem uma cacetada de discos do Kid Abelha, Ira, Titãs, e nenhum do Tamba Trio.)

Legal mesmo foi a iniciativa de um cabra que se diz de Belzonte. Está botando endereços da internet onde você pode achar os 300. Corre antes que acabe.

Quiquivuvulê pur mangê?


Vocês aí já devem saber: no HZ a nano não pede -- implora, se arrasta, se arranha, se agarra nos nossos cabelos, no nosso pijama, enfim, um horror.

É o caso do Serbão, lá nos pagos dele, aguado pra ouvir a Jeanne Moreau cantando "Joanna Francesa", do filme homônimo. Jogo duro. Só saiu no compacto duplo (6245.027 - Phillips - 1973) com a trilha sonora.

A pepita (8MB) foi desencavada pelo meu dileto amigo Sérgio Ximenes, o cara que tem tudo o que ninguém mais tem.

.:: mês anterior :: :: :: :: April 2009 :: :: :: :: próximo mês ::.