:: home :: posts passados :: etilíricas :: je me souviens :: microcontos ::


A hora do DJ Mandacaru

Velharias musicais sempre fresquinhas.


.:: mês anterior :: :: :: :: April 2009 :: :: :: :: próximo mês ::.

11 Abril

Plumas em Paris

null

O Luis Antonio era de Tatuí. Rolando, do Rio. Ambos já tinham uma carreira como cantores (o primeiro no Biriba Boys, Som Okey e Pigalle, o segundo no Ronnie & Central do Brasil). Encontraram-se em Barcelona, onde o Luis Antonio estava gravando o maravilhoso Brasil Aquarius e Luis Antonio. Mandaram-se para Paris, travestiram-se e emplumaram-se, gravaram três belos discos com o nome de Les Étoiles.

No pacote, o primeiro deles, de 1976: Meu Coração É Um Pandeiro Ou... (56MB), com uma amostra grátis (Chica-Chica-Boom-Chic, 7MB) pra vocês sentirem o pique da dupla.

Perfeito pra curar bode de almoço de Páscoa.
[Leia mais!]
10:01:00 - DJ Mandacaru -

09 Abril

Ei, você aí, me dá um dinheiro aí

Foi começar a ziguizira do subprime e eu começar a cantarolar "Brother, Can You Spare a Dime", a canção que marcou a Depressão de 29. Megasucesso em 1932 na voz do Bing Crosby, diz-se (brigaduuuu Ronia Sacy!!!) até que a canção ajudou a eleger presidente o Franklin Roosevelt.

Um dos seus autores, E.Y. "Yip" Harburg, ele mesmo foi vítima da quebradeira. A conselho do seu amigo e ex-colega de escola Ira Gershwin, mudou de ramo. Nas suas palavras: "Larguei essa coisa sonhadora chamada negócios e resolvi fazer uma coisa mais pé-no-chão: escrever letra de música".
Yip deixou dezenas de clássicos, entre eles Over the Rainbow.

Das dezenas de versões gravadas, separei quatro: a clássica, com o Bing Crosby (3,9MB); uma caseira, com o próprio Yip (2,6MB); a mais sentida, com a Odetta e o Dr. John (9,6MB); e a de que gosto mais, com a Abbey Lincoln (11,2MB).

Num pacote à parte, o discaço "Brother Can You Spare A Dime - Songs Of The Depression" (135MB), com diversas orquestras e cantores de quem vocês nunca ouviram falar, tocando os sucessos da época.
Pra abrir o apetite, botei num arquivo separado os scans das capinhas (4MB) -- aí vocês decidem se vale a pena.

[Leia mais!]
07:49:11 - DJ Mandacaru -

06 Abril

Das vantagens de ficar em casa no findi

null

Neguinho desavisado vai achar que está na editoria de Iluminuras. Pessoal ao norte do Espírito Santo e a oeste de Sergipe vai começar a botar defeito. O Lama vai mudar seus conceitos sobre a miscigenação com orientais.

O fato é que a Dona Rachael Yamagata (nome é destino, nano) se presta mesmo a esse tipo de confusão. Descobri a moça meio por acaso fim de semana passado. Só tem dois discos: o Happenstance, de 2004, que foi direto pra parada Pop Adulto, e o duplo Elephants - Teeth Sinking Into Heart, do ano passado, que foi merecedor de um Parental Advisory pelo conteúdo explícito para padrões norte-americanos. Nos dois ela compõe, canta e toca - e joga bem nas três posições. Do nível assim da Joni Mitchell, sabem? Nenhum dos dois foi lançado no Brasil. Então, o primeiro está inteiro. Do segundo, separei Elephants (nosso primo próximo) e What If I Live. Vejam aí se vocês também gostam.
17:59:14 - DJ Mandacaru -

01 Abril

Pra pagar três e 300

Se você não lembra, refresque azidéia aqui.

Mas o fato é que, fora o preço, o livro 300 discos importantes da música brasileira é bem bacaninha. Como toda peça dessa natureza, dá pra arengar bastante com as escolhas (quer um exemplo? Tem uma cacetada de discos do Kid Abelha, Ira, Titãs, e nenhum do Tamba Trio.)

Legal mesmo foi a iniciativa de um cabra que se diz de Belzonte. Está botando endereços da internet onde você pode achar os 300. Corre antes que acabe.
16:51:20 - DJ Mandacaru -

Quiquivuvulê pur mangê?


Vocês aí já devem saber: no HZ a nano não pede -- implora, se arrasta, se arranha, se agarra nos nossos cabelos, no nosso pijama, enfim, um horror.

É o caso do Serbão, lá nos pagos dele, aguado pra ouvir a Jeanne Moreau cantando "Joanna Francesa", do filme homônimo. Jogo duro. Só saiu no compacto duplo (6245.027 - Phillips - 1973) com a trilha sonora.

A pepita (8MB) foi desencavada pelo meu dileto amigo Sérgio Ximenes, o cara que tem tudo o que ninguém mais tem.
09:06:35 - DJ Mandacaru -

.:: mês anterior :: :: :: :: April 2009 :: :: :: :: próximo mês ::.