:: home :: posts passados :: etilíricas :: je me souviens :: microcontos ::


Filmes esquisitos

Nós gostamos mesmo é do escurinho.


.:: mês anterior :: :: :: :: May 2009 :: :: :: :: próximo mês ::.

29 Maio

Futuro Crítico de Cinema e/ou Gastronomia

(Menino de 6 anos exercitando seus dotes de leitura numa sinopse de DVD) "Um sim-pá-ti-co cão... chamado... Bolt salva... Penny, a sua dona, de uma sé...sé...rie de perigos."

(Menino de 6 anos interrompe a leitura e se dirige ao progenitor) "Papai, a menina tem nome de macarrão!"
20:32:40 - Zeno - 5 comentários

27 Maio

Simonal — Ninguém sabe o duro que dei

— Simonal, é verdade o que o pessoal fala, que depois que você ganhou dinheiro ficou mascarado?

— Eu sempre fui mascarado!


Como diz o Zeno, o-bra pri-ma.

A personagem de per si, como não diz o Zeno, já faria do documentário algo fascinante. Mas a pesquisa histórica, a edição, as imagens de arquivo, a direção de arte e, como se não bastasse, os depoimentos sóbrios e nao menos emocionados (ou emocionantes) e a trilha sonora maravilhosa (óbvio) valem qualquer sacrifício.

Vá ver ontem. Eu e mais três gatos-pingados fomos.

Em tempo: o filme me lembrou aquele trechinho impagável do Memorando, sobre o caráter pátrio: [Leia mais!]
18:31:35 - Pinto - 11 comentários

21 Maio

Der Baader Meinhof Komplex (2008)

Eis aí um filminho quase-bom (quase-ruim?). Duas horas e meia de película não dão conta de exaurir a história de quando a Alemanha teve seus dias de Al Qaeda. Muitos detalhes no começo dão a impressão de que faltou celulóide ou grana para o final. Vale a vista porque é dos poucos a explorar esse episódio obscuro, não pega leva na crítica a Israel ou aos EUA e deixa a impressão de que o Brasil é um país anestesiado —a incompetência da segurança alemã rivaliza com a nossa; a tolerância do zé povinho (joseph kleines volk?), não. Por muito menos a Alemanha pegou fogo. Mas deixo aqui o Zeno, que é especialista em Alemanha e em cinema, melhorar o post.
22:44:22 - Pinto - 3 comentários

19 Maio

Desejo e Perigo (Lust, Caution/Se, Jie)

Filme velho de 2007.

(mas a atriz principal é magnífica em todos os sentidos)

(em homenagem ao outro filme do Ang Lee resenhado aqui, Na Montanha, Atrás, o comentário para este tbém poderia ser Em Shangai, Na Frente, até por conta da polêmica do full frontal nudity)
08:45:26 - Zeno - 5 comentários

08 Maio

Ruim de arder os olhos

O burburinho em torno de State of Play (A regra do jogo) justifica-se:
é Hollywood metendo o bedelho numa briga boa, a da derrocada dos jornais versus o universo online —não o UOL, o universo paralelo mesmo. Com direito a Hellen Mirren e Russel Crowe. Com o canastrismo de um Ben Affleck para compensar.

Pois bem, caí no conto e vi o filme. É horrível. Raso. Contorcionismos muitos para deixar o roteiro "inteligente". Um "who dunnit" da pior qualidade. Lembrou o horrendo Net, com Sandra Bullock, a primeira menção do cinemão à internet, igualmente tosco. Perdi duas horas e só não fiquei mais decepcionado porque, na noite anterior, tinha visto Wolverine, e este não merece nem o registro.

É a velha discussão que eu tenho com o Zeno: falta roteiro. Neguinho apela para as fórmulas feitas dos gibis e dos remakes por aversão ao risco. E ainda assim como custa a chegar algo de novo nesse fronte.
22:02:15 - Pinto - 2 comentários

04 Maio

Não se mova

Não sei qtas vezes eu disse nao se mova pra uma mulher. Mas nunca como Timoteo em Non ti muovere. filem italiano. o imdb me conta que sergio castellito escreveu, dirigiu e protagonizou o filme. peguei pela metade no telecine cult. o fuilome eh de 2004. E com a Penelope cruz. ela chama Italia e tlvz seja esse o unico defeito do roteiro. ela eh filha de uma mae albanesa e um pai sacana. nao precisava. mas eh bom pracatete. meio cru, meio amador, meio inocente. nem sei o que esse sergio fexz antes, mas tem cara de 1o filme. o cara fica chei de vontades, querendo contar tudo num filme soh pq nao sabe qdo vai ter outra chance. quer colocar referencias, nomes metaforicos, essas coisas.,mas nada disso impede que ele mostre a forca da paixao, do casamento e da paternidade, que pra nos homens, por mais incrivel que pareca m,eninas, vai mto alem da profissao, do palmeiras ou da fodinha barata. tem na 2001.
23:12:35 - Lama - 2 comentários

01 Maio

I must be dreaming

"Pussy Galore, Mary Goodnight, Octopussy, Holly Goodhead, etc: essas Bondgirls tinham todas nome de chacrete, né não?"

(crdt paulinha "honey" ryder)
21:32:42 - Zeno - 1 comentário

.:: mês anterior :: :: :: :: May 2009 :: :: :: :: próximo mês ::.