:: home :: posts passados :: etilíricas :: je me souviens :: microcontos ::


Tectum Intuentes

Ociosidade produtiva - textos reflexivos, anotações íntimas, sacanagens e demais ressentimentos.


.:: mês anterior :: :: :: :: May 2009 :: :: :: :: próximo mês ::.

30 Maio

"O Brasil tem jeito, o Brasil tem gente"

null

(crdt : férdinand côstes)
13:38:44 - Pinto - 4 comentários

27 Maio

Tirando o atraso do jabá, sem sair de cima

E mais dois links obrigatórios, de gente idem, com assuntos idem, e referências idem em suas respectivas áreas. Só o clique é que é livre.

Eu só queria jantar, blog gastronômico do batuta Luiz Américo, ainda o rei da gentileza mesmo quando espinafra.

Luli Penna, blog de ilustrações da mocinha de mesmo nome, ainda a rainha da sutileza mesmo quando a putaria reinante é da grossa.
10:50:14 - Zeno - 3 comentários

26 Maio

Onde mora o déficit da Previdência

Achamos aqui, retribuindo a gentileza daqui.
19:16:32 - Pinto - Comentar

goodmorning

Hoy día luna día pena
Hoy me levanto sin razón
Hoy me levanto y no llego
A ninguna destinación

crdt: mano chao
02:19:55 - Lama - 8 comentários

25 Maio

Os Fresquitinhos e o mundo que já não é

O valoroso camarada Sergio Leo propõe uma discussão interessante no seu sítio, sobre a vilanização da imprensa brasileira. Seus argumentos, embora sólidos, estão incompletos, na nossa modestíssima visão.

Faltou ali assinalar que pluralidade de opinião é fenômeno recente numa indústria controlada, aqui, por algumas famílias, que aqui, por razões ilustrativas, chamaremos de Fresquitinho (de Frias, Mesquita e Marinho). Veio há coisa de cinco anos, com a consolidação da internet e seus blogues, nos quais, sim, se pode ter alguma visão menos monolítica da realidade. Antes desse advento, a verdadeira Voz do Brasil era na verdade o Jornal Nacional. Nostalgia desse tempo eu não tenho; o comportamento de alguns veículos, notadamente a Veja e a Folha, indica que eles, sim, têm. Perderam o mando de campo e com ele o senso de loção. A velocidade com que as coisas se transformaram os pegou (vem pegando) de calças curtas, e tem sido uma atividade edificante vê-los estrebuchando sobre pautas em que antes apenas imperavam. Desnecessário citar exemplos.

Agrava o fato de que, como de resto para qualquer outra atividade, haver no Brasil pouco ou nenhum tipo de controle social. A simples menção desta expressão deixa os Fresquitinhos com urticária no lado direito do corpo, mas esse expediente é corriqueiro em qualquer outro país, com qualquer espectro ideológico no poder: uma TV pública (favor não confundir com estatal), com taxa de financiamento, alguma restrição legal à formação dos monopólios, péssima qualidade dos cursos de formação de jornalistas (que se aferram numa pretensão "superioridade ética" dos formandos para perpetuar a exigência legal de um anacrônico diploma) etc.

Aliado a um baixo nível de alfabetização e de senso crítico e tendo o Pai Estado como maior anunciante, tem-se aí uma combinação de fatores que faz do Brasil um país singular (como se não bastassem as demais singularidades) na sua relação com a mídia.

Evidente está que ninguém sabe onde isso vai dar —há um outro fato importante nessa equação que é o completo autismo também das agências e anunciantes que fundamentavam esse modelo de negócio—, mas será interessante ver a evolução (involução) das coisas pelos próximos cinco anos.

Se este Zeno não sucumbir até lá, podem voltar aqui e e reclamar com a gerência. Se prosperarmos e nos transformarmos num grande conglomerado de mídia, vocês tão é fudidos.
13:26:49 - Pinto - 1 comentário

23 Maio

Coleguinhas

Atualizamos o blog roll com os imprescindíveis Cloaca News, RS Urgente e Travessias. Enjoy.

Em tempo: no primeiro, uma instigante nova descoberta sobre as ligações do jornalista e advogado Heraldo Pereira com Gilmar Mendes.
19:16:44 - Pinto - 2 comentários

22 Maio

Jonas



Zé, RIP.
10:20:41 - Sorel - 7 comentários

21 Maio

viviendo y aprendiendo

quase presumo que quase todo mundo aqui já quase tenha opinião quase formada sobre quase tudo.
o anta aqui, sequer isso.

por isso, motivado pelo pinto, fui à luta (ou quase isso, companheiro?, 2o. o quase prefeito babeira).

logo, consultei algumas quase leituras dos debates desse nosso quase congresso e dessa quase cpi.

essa da quase petrobrax* tem me dado o que quase pensar.

país esse que a gente tem que prestar uma atenção danada nos detalhe, sô (*ver caixa 'o brasil privatizado')

um dia eu talvez jhegue lá.

19 Maio

:)

Ju & Fred

Com o perdão pelo ataque de corujice, em breve voltaremos à nossa programação normal.
11:45:15 - Pinto - 8 comentários

16 Maio

O sorriso ingênuo e franco

Apenas um rapaz latino-americano

RIP Augusto Pontes (★30/12/1935 ✝15/05/2009). Vida, vento, vela, leva-me daqui. E que Deus salve todos nós.
13:15:35 - Pinto - 3 comentários

14 Maio

"Cantarola-Fone, bom dia"

Tenho uns amigos esquisitos, que me ligam em horas esquisitas, muitas vezes de lugares esquisitos, pra perguntar principalmente sobre filmes esquisitos. Já ganhei até o mimoso apelido de IMDB dos Pobres, por conta de algumas consultas esquisitas, "Cê sabe de quando é aquele filme do Ozualdo Candeias que tem puta e caminhoneiro?" (1981), "Como chama aquele filme do Tod Browning em que o sujeito amputa o braço pra ficar com a mocinha?" (The Unknown), ou "É verdade que o Sinatra exigiu um screen test com a Ursula Andress e a Anita Ekberg peladonas, praquele faroeste picareta que passa de vez em quando na sessão da tarde?" (é). Pois bem, ontem recebi mais uma consulta, desta vez por e-mail, perguntando "como chama o filme com o mocinho que leva a moça pra passear num trem falso? Tem um velhinho (acho que era velhinho) que vai pedalando pra mover o rolo com a paisagem atrás da janela." Respondi, cobrando o módico preço usual, R$ 10 para consultas telefônicas, R$ 20 para e-mails, e recebi como bônus a tirinha abaixo, que saiu ontem na Folha:

"e a viradinha no segundo quadrinho, para ouvir?"

(crdt solerte sil)
08:51:49 - Zeno - 17 comentários

13 Maio

Lembrete

"A opinião pública não existe", já dizia Pierre Bourdieu. Pena que a imprensa esteja se lixando para ele.
21:43:18 - Pinto - 2 comentários

12 Maio

França no Brasil: "M"

E tem a Monde virtuel também, que vocês podem achar no Youtube.



PS: vendo esses milhões de franceses enlouquecidos, você não se pergunta por que raios ainda não tinha ouvido falar do moço?
15:28:43 - Sorel - 7 comentários

As epifanias voltaram!

Cês se lembram do que a gente escreveu aqui no ano passado sobre a tal SP Arte? Pois bem, o troço está de volta nesta semana, quinta a domingo, 14 às 22 horas, no Pavilhão do Ibirapuera.

Como diz o nosso redator chefe Pinto, "existe uma vida melhor, sim. Só que custa mais caro".
07:50:09 - Zeno - 2 comentários

09 Maio

Ó tempos, ó costumes



(crdt : dr. leitão)
12:09:36 - Pinto - Comentar

07 Maio

50-50's

ela aos 50.

semana cheia, data plena, inverno astral. [Leia mais!]

Lei antifumo é sancionada

Uma ajudinha aos fumantes. Se prestarem atenção e treinarem em casa pode ser que se livrem da prisão.



crdt: Wired.
18:02:16 - Sorel - 3 comentários

05 Maio

França no Brasil: Camille

Essas francesas...



[Leia mais!]
12:15:30 - Sorel - 2 comentários

Heróis

Tenho um amigo que trabalhou no Congo, nos campos de refugiados na fronteira com a Ruanda. Médicos sem fronteiras. Estudou na que é provavelmente a melhor faculdade de medicina do Brasil. Pediatria. Cinco anos depois estava na África, em 1994, auge dos conflitos que mataram 800 mil hutus e produziram 2 milhões de refugiados. Mestre e doutor em saúde pública. Penso nele. Acabei de assistir Hotel Ruanda pela 2a vez. Odeio ver esse filme. Me lembra como sou cínico, como minha indignação é pueril. Antes estava numa reunião com dois pares de eleitos pelo povo. O assunto era a crise no congresso e a reforma política. Sai antes que acabasse. Não consegui me livrar da sensação de inutilidade daquela conversa, fiquei impaciente e fui embora. Se um deputado, dos bons, me olha com cara de impotente, fico pensando quem sou eu pra fazer alguma coisa. Ontem eu vi Tropa de elite. Tenho dormido pouco.
03:02:30 - Sorel - 1 comentário

02 Maio

A hora da vingança

Atchoinc!
15:31:27 - Pinto - Comentar

.:: mês anterior :: :: :: :: May 2009 :: :: :: :: próximo mês ::.