:: home :: posts passados :: etilíricas :: je me souviens :: microcontos ::


Filmes esquisitos

Nós gostamos mesmo é do escurinho.


.:: mês anterior :: :: :: :: June 2009 :: :: :: :: próximo mês ::.

22 Junho

Jean Charles (de Menezes)

Filmes em que a gente já sabe o final são sempre um desafio para o roteirista. Ou apresentam fatos novos, detalhes sórdidos (ou fantasiosos como em JFK), ou acabam conquistando a irrelevância. Com direção de Henrique Goldman, roteiro de Marcelo Starobinas, e Selton Mello e Vanessa Giácomo como protagonistas, "Jean Charles" não apresenta fatos novos. E também não é irrelevante, o que me faz pensar numa terceira categoria para filmes de final conhecido, a "dane-se o final".

O próprio diretor diz que a história é a da Vivian, prima do Jean, e de como ela atravessa pelos fatos. Nem tanto. A história é dele, Jean, mas como brazuca expatriado, sobrevivente ilegal, não como futura vítima da polícia inglesa, obviamente despreparada para lidar com o terrorismo pós-U2.

Mas Jean Charles tem a qualidade daqueles filmes que te contam uma história simples, sem surpresas, mas que você não desgruda o olho porque não quer perder uma cena sequer. Os erros, poucos, estão nas primeiras cenas, em que Jean transita pela colônia brasileira em Londres pra contar o que já sabemos: ele é o protagonista. No mais, Jean e os nosotros somos qualquer. E é esse o plot do filme. Imigrante é qualquer em qualquer lugar. E se for pobre, é qualquer até na terra dele. Vá ver.

PS1: Selton Mello, sou obrigado a confessar, está muito bem. Segura o filme sem exageros, sem aquela voz de garganta, cheia de ar, que ele costuma usar pra tudo.

PS3: "Aliás, existe alguém mais chato do que o Bono Vox?" (Rita Lee)

PS2: O Marcelo Starobinas é irmão da Lilian, amiga querida. E essa declaração vale como aquela do "o jornalista viajou a convite da organização do evento", quer dizer, fui na pré-estréia em SP e por minha conta, mas talvez tenha uma ou outra brasa a mais aqui nessa sardinha. E com todo carinho.
17:26:42 - Lama -

.:: mês anterior :: :: :: :: June 2009 :: :: :: :: próximo mês ::.