:: home :: posts passados :: etilíricas :: je me souviens :: microcontos ::


Tectum Intuentes

Ociosidade produtiva - textos reflexivos, anotações íntimas, sacanagens e demais ressentimentos.


.:: mês anterior :: :: :: :: August 2009 :: :: :: :: próximo mês ::.

31 Agosto

Mensagem na garrafa



Ele não tem computador, por isso vai até a Apple Store da 5a Avenida e faz tudo de lá. São dublagens e alguns depoimentos, coisa do tamanho de um moleque da sua idade. Tudo bobagem. Mas algumas dessas bobagens foram vistas mais de 400 mil vezes, provocaram videos respostas e, bem, colocaram o menino no mapa da midia america. E dai? Sei lá. A Anaconda reclamou e eu resolvi colocar o que tava vendo na hora. Mas que tem alguma coisa aí, eu sei que tem.
17:13:54 - Lama - 9 comentários

26 Agosto

Mais um que se rende ao mainstream

A entidade sotero-candomblaica Franciel Cruz —sim, ele mesmo— mata o Belchior que habitava dentro de si e agora escreve nos grandes portais. Conclusão melancólica: só nós que não descolamos uma boquinha.
23:21:28 - Pinto - 6 comentários

21 Agosto

Um até breve ao nosso padrinho de casamento

O nunca, jamais suficientemente louvado Pedro Doria encerrou suas atividades blogais e não mereceu nenhum registro aqui no botequim (na esteira dele, Idelber Avelar e Nova Corja também se foram, mas isso merece outro réquiem). Nossa máxima culpa. Pedro é um dos mais batutas jornalistas de sua geração, e o elogio não lhe faz exatamente jus, porque sua geração, francamente, não se revelou essas coisas todas...

Ainda nos tempos do nomínimo, Pedro foi o padrinho (involuntário, temos certeza) do Hipopótamo Zeno GmbH como o conhecemos hoje, ao destacar o que esse blogue já teve de melhor —as Etilíricas—, ter atraído minha atenção quando ainda morava no Rio. Que omita isso de sua biografia: não aceitaremos jamais figurar junto de Bruna Surfistinha depois que ela encerrou suas atividades mundanas! Daí consumou-se a união com os demais canalhas da redação paulistana deste prestigiado órgão hipopotâmico.

Pedro Doria é uma bússola que se perde na blogosfera (foi o primeiro sujeito que vi grafar a expressão "Weblog", registre-se) e uma voz lúcida que se cala nesses tempos de debates tão desbalanceados, como diria Odorico Paraguaçu. Já faz muita falta. Que volte, quando puder. A ele, nosso melhor voto de boa sorte à frente do Estadão Digital, que foi quem afinal saiu no lucro nessa história.
22:52:53 - Pinto - 4 comentários

11 Agosto

Vá ao Rio e me convide, vá ao teatro e me convide, faça um filho e me convide

alta cozinha

Se não vi todas as montagens da dupla Ana Barroso/Monica Biel, devo ter visto um bom bocado delas. Mesmo quando não tinha filho eu via. E me divertia à beça. Me divirto até hoje, porque carrego na memória um punhado de boutades que aprendi com elas. É teatro infantil da melhor qualidade e - não, não, é teatro, só teatro, finíssimo, inventivo, inesperado. Branca de Neve nunca mais será a mesma.
11:26:20 - Zeno - 5 comentários

Tão festeiro como ele

E amanhã à noite rola um debate no Instituto Cervantes, aqui em São Paulo, sobre os cem anos de nascimento do escritor uruguaio Juan Carlos Onetti. Compromissos inadiáveis impedir-me-ão (cáspite) de ir, mas fica a recomendação do Hipopótamo. Muito mais que o Lula, Onetti é o cara.

(crdt doda)
11:07:44 - Zeno - Comentar

09 Agosto

Dominguinho

Olha que isso aqui tá muito bom, isso aqui tá bom demais!
00:56:20 - Pinto - Comentar

07 Agosto

Manda quem pode, obedece quem tem juízo



A redação do Hipopótamo Zeno GmbH não difere em nada dos demais armazéns de secos & molhados por aí afora. Patrão mandou, publicamos achando lindo. No caso, um dos vídeos vencedores do concurso "Crônicas de São Paulo", da prefeitura, cuja pauta era premiar filmes que mostrassem "elementos típicos da cidade, personalidades, lugares, etc". Escolheram o mais óbvio de todos. O diretor da bagaça, Sylvain Barré, pagou com foie gras e Sauternes a divulgação aqui no blog.

O argumento é de um obscuro M. Sattin. A figuração é toda feita pelos autores, suas caras-metade, animais de estimação, prole e até babás! E depois vem neguinho reclamar de nepotismo no Senado.

A história da aprovação do curta é de uma hilariedade à parte: proposta escrita bem assim dizer num papel de pão, venceu projetos bacanudos, maquetes elaboradas e outras pirotecnias. A prova do pudim, pois é, é a da colher.

Assista. São apenas 4'50" que valem muito a pena.
11:56:51 - Pinto - 8 comentários

06 Agosto

Enfim um post útil

Pare de ler essas baboseiras aqui e dirija-e ao Hermenauta.

Os demais da redação, não sei, mas falo por mim: é o blogue que eu quero ser quando crescer.
12:02:01 - Pinto - 13 comentários

Dia dos Pais Malvados

09:00:00 - Pinto - 1 comentário

05 Agosto

Après Sarney, le déluge


Tem mais aqui.
01:15:41 - Pinto - 1 comentário

02 Agosto

15 milhões de vezes

Como esse video já tem 14.639.543 exibicoes no youtube, sem contar os filhotes, tlvz um ou dois de vcs ja tenham visto, mas como as vezesacho q ue a nano navega em outra internet, ta aí.

12:47:15 - Lama - 4 comentários

Não somos nós que estamos dizendo

Aspas: Capitu — O Daniel Piza, em seu site, diz o seguinte:

a ficção nacional sempre soa como uma espécie de memória disfarçada, uma crônica rarefeita e emotiva, parasitária de alguma influência mal digerida. Os personagens nunca deixam de ser autobiográficos; o estilo sempre está a reboque de outro. Não se explora a língua nem em seu potencial de pensamento nem de percepção. (texto completo)

Como você liga sua poesia à sua própria intimidade e que isso é uma característica da literatura contemporânea, como você comentaria essa "provocação" do Piza?

Nogueira —
Esse rapaz escreveu uma biografia com muitos erros sobre Machado de Assis, parece que o fizeram recolher o livro — vamos deixá-lo descansando em seu jornalismo cultural? Fecha aspas.

Mais sobre o olhar oblíquo e dissimulado de Lucila Nogueira e da pisa que deu no Piza aqui. Lembre-se de deixar "esse rapaz" "descansando em seu jornalismo cultural" ao ler sua coluna de hoje.
09:00:00 - Pinto - 2 comentários

.:: mês anterior :: :: :: :: August 2009 :: :: :: :: próximo mês ::.