:: home :: posts passados :: etilíricas :: je me souviens :: microcontos ::


Filmes esquisitos

Nós gostamos mesmo é do escurinho.


.:: mês anterior :: :: :: :: September 2009 :: :: :: :: próximo mês ::.

20 Setembro

Contos da Lua Vaga (Ugetsu Monogatari, Kenji Mizoguchi, 1953)

Escrever algo decente sobre um filme que costumeiramente é incluído nas listas dos 10 mais importantes da história do cinema só pode ser loucura, ingenuidade, ou o pagamento de uma dívida aqui na redação, desafiados que fomos por Mestre George Smiley. Vamulá.

Num Japão triturado por guerras civis (séc. 16), dois irmãos camponeses, Genjuro e Tobei, abandonam suas mulheres para perseguir dinheiro e luxúria, o primeiro (ele quer enriquecer vendendo cerâmica em tempos de escassez e acaba conhecendo uma mulher misteriosa que irá seduzi-lo), fama, o segundo (ele quer, a todo custo, tornar-se um respeitado samurai). As conseqüências das ações de ambos irão ocupar todo o filme, em seus singelíssimos 90 e poucos minutos. [Leia mais!]
19:08:24 - Zeno - 11 comentários

12 Setembro

Caixa de fósforo

Não sei se a nano acompanhada de filhos já viu o desenho animado, longa-metragem de 2008, sobre a Liga da Justiça ambientado nos anos cinqüenta, Liga da Justiça: A Nova Fronteira. Visual retrô, referências à Guerra Fria, violência acima do normal (aparece sangue, por exemplo, infração a uma convenção tácita nas animações) não recomendam o desenho aos petizes, mas se por acaso você expuser os seus queridos à obra, vai topar com a seguinte fala de Batman, dirigida ao marciano Ajax, seu futuro aliado, cujo ponto fraco é a não-resistência ao fogo:

"And one other thing: I'm not sure what you are or where you come from. But my instincts tell me you're to be trusted. Make no mistake, though. I have a $70,000 sliver of a radioactive meteor to stop the one from Metropolis. With you, all I need is a penny for a book of matches."

Legal, né?
10:06:36 - Zeno - 5 comentários

11 Setembro

Porque hoje é sexta-feira



Não vi o filme mas adorei a cena (dica de uma querida que vejo menos do que gostaria).
16:53:27 - Sorel - 6 comentários

10 Setembro

Amantes (Two Lovers, James Gray, 2008)

Gente mais qualificada que nós gostou muito do filme. Gente menos, também. Estão falando à beça da atuação do Phoenix, merecidamente, mas é preciso ressaltar outras virtudes: um olho treinado por trás da câmera; escolhas sutis de tempo, visíveis nas pausas pequenas espalhadas pelo filme; uma historieta esboçada em duas ou três linhas, e que é ao mesmo tempo a história de uma bifurcação conhecida por todos; e, por último, não sei se qualidade, mas deve ser o filme mais triste dos últimos tempos.
09:12:02 - Zeno - 1 comentário

.:: mês anterior :: :: :: :: September 2009 :: :: :: :: próximo mês ::.