:: home :: posts passados :: etilíricas :: je me souviens :: microcontos ::


Jornal Velho

Recortes e papéis de ontem, de duas décadas, do mês passado, de hoje - o pesadelo do pessoal de limpeza.


.:: mês anterior :: :: :: :: September 2009 :: :: :: :: próximo mês ::.

30 Setembro

Agora vai!

Skafandro

O berço e a tumba do socialismo.
20:37:37 - Pinto -

29 Setembro

Diversão à base de tinta

O jornal impresso morreu mas passa bem. Só ele pode nos trazer, para alegrar mais uma manhã, os seguintes acepipes:

--uma foto do sujeito que explodiu a vizinhança com os fogos de artifício, consternado e trajando uma camiseta onde se lê: Wipe out.

--a declaração de um sujeito, proprietário de outro imóvel que também explodiu, desta vez por hospedar fábrica de balões: "O inquilino é meu cunhado e mora de favor".

--pofim, a sempre confiável Sonia Racy, que nos traz a informação: "Cauã Raymond ouriçou a boate The Week no sábado. Não, o moço não mudou de turma. Só está fazendo pesquisa para encarnar personagem homossexual no novo filme de Toni Venturi". Como a gente costuma dizer aqui na redação, "Da linha: sei".
09:24:54 - Zeno -

28 Setembro

Espelho meu

Sob o título "Manhattan do Sertão", na rubrica "Vida Brasileira", Veja —quem mais?—, faz uma peça de campanha eleitoral matéria a pretexto da cidade de Sobral, interior do Ceará, e suas esquisitices. Coincidentemente, a mesma edição trata do crescimento de Ciro Gomes nas pesquisas e suas críticas a José Serra (que, aliás, já disse via seu porta-voz Josias de Souza que não entra em baixarias: havendo quem entre por ele é sempre melhor). Sintomaticamente, a peça matéria está aberta no site, para quem quiser ler.

É um texto atroz. Situa no agreste uma cidade que fica no semi-árido, algo típico de quem não fez um bom primário e cujos limites geográficos não vão muito além do paralelo 23. Coisa de repórter iniciante, desinformado e ansioso por exercitar sua verve sob os auspícios do editor/patrão. Tolo, fora de contexto, maldoso, preconceituoso, que nada acrescenta a um debate sério, exceto por uma frase solta logo no início do texto (que, afinal, vale a leitura):

"(...) cultiva estrangeirices com tal entusiasmo que passou a ser conhecida no resto do estado pelo título desta reportagem: 'The United States of Sobral'."

Precisei ler duas vezes. Poderia jurar que se tratava de São Paulo.
07:32:44 - Pinto -

27 Setembro

Ali Kamela

Acho o jornalismo que se faz na TV brasileira muito superior ao da TV americana. É mais cuidadoso, mais abrangente, mais informativo, mais inteligente, menos voltado para o próprio umbigo. A gente prepara nosso telespectador melhor do que eles preparam o deles. Por isso que até hoje o americano acha que a capital do Brasil é Buenos Aires.

Fátima Bernardes, provando que é mesmo uma âncora, na revista Serafina deste domingo.
20:11:02 - Pinto -

23 Setembro

Eleit-ô-metro

Esta é pros alemón-hablantes que freqüentam o botequim: o jornal semanal Die Zeit, em sua versão eletrônica, botou à disposição dos leitores uma engenhoca curiosa, Wahl-O-Mat, copirraitada e tudo o mais, que funciona como um quiz pré-eleições gerais de domingo. O textinho introdutório apresenta a página: "Você ainda não decidiu em quem votar nas eleições de 27 de setembro? O Wahl-O-Mat mostra em que posição você se situa no espectro político e qual plataforma eleitoral corresponde melhor às suas convicções". Depois de responder às questões e de assinalar quais delas são mais importantes no cômputo geral, ele apresenta os partidos que mais se aproximam das respostas dadas. Bem que poderiam bolar um troço desses por aqui, né não? De brinde, ao final das perguntas, vi pela primeira vez a lista completa dos partidos participantes na eleição, incluindo os nanicos, e aí é uma festa tão divertida quanto a nossa: tem o partido que protege os animais, tem um que se chama "Violetas" (com o slogan "Por uma política espiritual"), outro "Piratas", tem o "Solidariedade ao Movimento dos Direitos Civis", dois partidos de Aposentados, um para os Crentes na Bíblia, e assim vamos.

(ops, adendo: tem versão em inglês, também, na própria página principal)
12:56:11 - Zeno -

21 Setembro

O boi e a farra

E duas notícias alegram nossa manhã de segunda, cortesia do Estadão:

-- a primeira, um anúncio pago que comenta a fusão da semana passada entre dois grandes frigoríficos, Friboi e Bertin, e que descreve a nova empresa como "a maior companhia multiproteína do mundo". Tucanaram o açougue.

--a outra, o anúncio de que Aécio Neves viajará para a Itália, a fim de entregar pessoalmente a Silvio Berlusconi o cheque pela compra, por parte da Cemig, da empresa italiana Terna, que controlava concessões de linhas elétricas em Minas. Rapaz, o que eu não daria pra participar das festinhas romanas da semana que vem.
10:45:11 - Zeno -

04 Setembro

Uma imagem vale por mil palavras

Bispa Dilma

A ministra Dilma Rousseff participa, ao lado do senador Marcelo Crivela, de uma oração com o apóstolo Estevam Hernandes e a bispa Sônia Hernandes por sua saúde e pela eleição de 2010

!a página da FSP de hoje. Lôco, né?
10:27:06 - Lama -

.:: mês anterior :: :: :: :: September 2009 :: :: :: :: próximo mês ::.