:: home :: posts passados :: etilíricas :: je me souviens :: microcontos ::


Tectum Intuentes

Ociosidade produtiva - textos reflexivos, anotações íntimas, sacanagens e demais ressentimentos.


.:: mês anterior :: :: :: :: December 2009 :: :: :: :: próximo mês ::.

29 Dezembro

Nossa lista de melhores do ano

Sem tirar nem pôr, é esta, que inclui:

Melhor declaração de membro do CQC

Empate entre “Qual o problema em chamar negro de macaco?” - Danilo Gentili, “Suicida tem mais é que se fuder” - Rafinha Bastos, “PM nesses vagabundos” - Marcelo Tas.
21:04:02 - Pinto - 4 comentários

15 Dezembro

planos de anos

ano que vem, novos planos e perspectivas.
estamos pensando num negocinho novo, p/o blogue se autosustentar.

fabrica de miniaturas, lembrancinhas:
monumentos religiosos.
p/a 1a. leva já temos listadas a sé de sampa, aparecidonorte, maracanã e catedral de brasília...
alguma sugestão?

viriam num kit:
monumentinho, desculpas e advogado.

cartas p/ a redação.
em papel, por obséquio.

11 Dezembro

Banco Itaú deseja Feliz Nataú



Invocamos a cabôca Sontag (mais sobre ela aqui) para tratar de um tema tão caro a este blogue: o das ideias fora de lugar. O episódio de hoje é estrelado pelo Banco Itaú, essa empresa tão próspera, cujo dirigente maior certa vez reclamou da concorrência dos bancos públicos que emprestaram dinheiro a pobre —afinal, para que serve um banco? Que mais esperar da instituição? Mas digressiono. Passo a palavra à cabôca:

As 'derrapagens' como a desta foto são as mais reveladoras das real natureza das coisas, das instituições e das pessoas. Não bastasse a estética kitsch de um adorno natalino digno de figurar como bibelô na penteadeira de qualquer bruxa que se preze, uma flagrante intenção de querer ser aquilo que não se é. Um simples acento fora de lugar, dirão alguns torcendo no nariz para o detalhe, mas é justo ele que revela a impropriedade da ideia, desde sua infeliz concepção até sua triste execução. Imagine o operário semi-analfabeto, pendurado numa escada no meio da madrugada, em plena avenida Paulista, orientado por um capataz igualmente ignorante, decorando uma série de arranjos com mensagens de Boas Festas em várias línguas, como que para plasmar a vontade globalizante, inserida, avant-garde do cliente contratante. (Sim, há mais desses estandartes poliglotas, um em cada poste da via! De mais a mais, uma flagrante burla da tal Lei Cidade Limpa, já por dermais burlada pelo transbostamento dos rios e córregos a cada enchente, e agora sou eu que digressiono). Agora imagine outro tipo de operário, o publicitário obturado, comissionado por um diretor de marketing deslumbrado para elaborar uma 'ação impactante', dito no linguajar do metiê, e saindo-se finalmente com esse instigante resultado, arrematado com maestria por um diretor de arte cujo senso estético não deixa dúvidas sobre os valores de toda a cadeia de profissionais envolvidos. Note a inclusão a fórceps do slogan 'feito para você' no contexto, masculinizando a cidade de São Paulo —numa provável exigência do diretor de marketing do banco, que deve ter esfregado as mãos satisfeito por sua contribuição ao produto final. A mão do operário que afixou o acento no local errado é apenas uma extensão da mente dos sujeitos que conceberam a coisa toda. Fecha-se o ciclo.
23:18:08 - Pinto - 5 comentários

Se beber, não discurse.

Nao ache que vou reclamar do presidente lula pela cagada de ontem. ele que fale a merda que quiser. O que achei filhadaputagem foi ele tentar consertar falando mal dos jornalistas. Me lembrou a história do corno que pega a mulher fudendo com o vizinho no sofá e joga fora o sofá. Sr. Presidente: O melhor jeito de não ter merda nos jornais é não ter merda nos discursos. Simplres assim.
11:17:12 - Lama - 6 comentários

02 Dezembro

Continuam os folguedos

Hoje os cumprimentos vão para Julien Sorel, ego, id e superego deste espaço a um só tempo. Cada vez mais Touro e cada vez mais Sentado, é ele a quem abraçamos por trás nesta data e desejamos a bela página musical que segue:

12:26:19 - Pinto - 8 comentários

.:: mês anterior :: :: :: :: December 2009 :: :: :: :: próximo mês ::.