:: home :: posts passados :: etilíricas :: je me souviens :: microcontos ::


A hora do DJ Mandacaru

Velharias musicais sempre fresquinhas.


.:: mês anterior :: :: :: :: April 2013 :: :: :: :: próximo mês ::.

25 Abril

Happy birthday, dead Ella

20130425-ellaabre.jpg

Duro, viu? Ganhando a merreca que se nos apresenta todo fim de mês, ainda levar chamada no saco do editor-em-chefe, ora cobrindo as férias do nosso colunista social Pinto.
Deu-se que folheando a ensebada agenda do nosso Proust, Zeno descobriu que a festejada crooner (era assim que ela estava qualificada no cartapácio) Ella
Fitzgerald
faria aniversário hoje. E exigiu um post no estilo Ronia Sacy sob pena de passaralho.

Bem, a nossa irrestrita admiração pela vetusta senhora não precisa de encômios, mas a bolacha em tela merece um destaque especial. Em primeiro lugar, pela feliz coincidência: foi gravado exatamente no dia 25 de abril de 1958, aniversário de tão lembrando?, em Roma. Aos 41, Ella estava na ponta dos cascos. Ouçam só o scat que ela faz em St. Louis Blues e me digam. Em segundo, o disco é um sobrevivente. A fita ficou perdida nos baús da gravadora até 1988. Olhem só que a gente estava perdendo.

Já fiz minha parte. Agora, velinha e bolo vocês vão cobrar do chefe.
[Leia mais!]

23 Abril

Mas o que vai, vai; o que vem, vem




Poderia ter sido uma perfeita idéia de jerico. Juntar uma cacetada de músicos das mais variadas procedências para rever o que o produtor Bob Belden chamava de "a alma espanhola de Miles".
Nos tubos acima tem um conversê legal sobre a gravação do disco.
A coisa em si, como recomenda nosso editor, tá mais pra baixo.

[Leia mais!]
14:06:16 - DJ Mandacaru - Comentar

22 Abril

O Haiti é lá e cá


attica.jpg

Mal comparando, foi uma espécie de Carandiru em Nova York. No dia 9 de setembro de 1971, começou uma rebelião no presídio de Attica. Os presos pediam, entre outras coisas, tratamento mais humano, o fim da violência policial, além de algumas exigências de caráter político.
Após quatro dias de negociação, o governador Nelson Rockfeller autorizou a invasão. Quando a fumaça desfez-se, 38 corpos estavam estendidos na prisão - 29 presos e nove funcionários.
Se vocês têm interesse no assunto, os links aí vão dar conta do começo da história.
Da parte que me cabe nesse latifúndio, gostaria de vos apresentar o disco do Archie Shepp "Attica Blues". Gravado quatro meses depois do massacre, Mr. Schepp nem fez muita questão de usar o seu approach preferido à época (que os críticos apelidaram de avant-garde). O que rola é um mostruário da música negra americana, sem preconceitos. Ouçam só aí a primeirona e me digam.

[Leia mais!]

20 Abril

No HZ, o freguês tem preferência

20130420-zeno.jpg

Em busca de uma graninha para financiar mais um projeto cultural, o cliente assíduo Guija se espelhou no oscarizado documentário sobre o Sixto Rodriguez "Searching for Sugar Man".

Sem problema, meu filho. Fala com Lama, que a grana aqui está sobrando.

[Leia mais!]

17 Abril

A trilha de Lázaro



É uma das músicas mais levanta-defunto que eu conheço. E isso desde 1969, quando o maestro, tecladista e produtor Edwin Hawkins resolveu rearranjar um hino religioso de meados do século 18. A gravação se espalhou rapidamente pelo mundo todo, até mesmo Fortaleza, e vendeu mais de 7 milhões de discos. Os detalhes sórdidos podem ser encontrados na Barsa americana.
A música foi gravada por Jesus Cristo e todo mundo, inclusive a Nina Simone, uma santinha pra quem o Jorjão ajoelha e reza todo dia.



Mas foi só outro dia que eu tomei conhecimento da Dorothy Morrison, uma das solistas que abre o vozeirão na gravação de 1969. Achei seu primeiro disco solo, que compartilho cristãmente com vocês. Amém.

Correção: o tocadorzim do DivShare não funcionou. Se quiserem ouvir, baixem direto daqui:
Com The Edwin Hawkins Singers: http://www.divshare.com/download/24005862-98c
Com a Nina Simone: http://www.divshare.com/download/24005887-658
[Leia mais!]

16 Abril

Domingo na Vila


Estava eu, no último domingo à tardinha, manguaçando e praticando meu esporte predileto: conversar sobre música com um dos meus amigos que mais entende e me ensinou sobre o assunto.
Lá pelo meio da conversa, apareceu o nome do Bob Florence. Olhem, eu sei que o cara não é conhecido, apesar de ter arranjado para Stan Kenton, Count Basie, Si Zentner e, se tu é mais ligado em música pop, Petula Clark, Vicki Carr, Andy Williams e Sérgio Mendes.
O fato é que o disco de que estávamos falando é qualquer coisa.
Se vocês acham que estávamos exagerando, vejam o All About Jazz.

[Leia mais!]

12 Abril

Ou se vocês não estiverem a fim de ler...

20130412-marvin-gaye.png

...fiquem com uma seleção do excelente Birds With Broken Wings (Love Songs and Bedroom Ballads), só com músicas do Marvin Gaye para se ouvir nos locais sugeridos. Se você for no blog, ainda leva de quebra mais três coletâneas com Curtis Mayfield, Al Green e The Isley Brothers, o que ele chama de The Golden Triangle of Soul.

[Leia mais!]

10 Abril

Bye, bye, so long

20130410-af_frankie_avalonzeno.jpg

20130410-sara_montielzeno.jpg

Se você está beirando os sessenta, colega, pode botar luto. Só nos últimos dias, Annette Funicello e Sarita Montiel.

Se você está na faixa dos quarenta pra baixo, vai no Google. [Leia mais!]

02 Abril

Contando o Pau Brasil

Não sei se vocês já compraram a caixa do Pau Brasil que comemora os 30 anos do grupo que segurou uma das petecas da música instrumental feita no Brasil desde a década de 80.
Se quiserem ser convencidos, leiam o booklet escrito por um dos chegados aqui do HZ. É ler e sair correndo pra comprar.

.:: mês anterior :: :: :: :: April 2013 :: :: :: :: próximo mês ::.