:: home :: posts passados :: etilíricas :: je me souviens :: microcontos ::


Todos

Todos os posts do mês. Para selecionar uma seção, clique no menu ao lado.


.:: mês anterior :: :: :: :: May 2013 :: :: :: :: próximo mês ::.

28 Maio

Tudo bem explicadinho

Por uma convenção tácita aqui da Redação, sempre que o assunto Bolsa Família aparece no blog a gente faz referência ao Philip Marlowe (cujo verbete em português da Wiki - "Marlowe é beberrão, tem uma atitude contemplativa e filosófica" - foi assim comentado por pessoa próxima, dias atrás: "Agora entendi porque vocês se identificam com ele". Não sabemos se foi um elogio).

Segue então diálogo entre Marlowe e Vivian Sternwood, a mocinha (mocinha?) de O Sono Eterno/The Big Sleep:

[Marlowe] — Eddie Mars queria falar comigo.

[Vivian] — Eu não sabia que você conhecia ele. Queria te ver por quê?

— Posso até dizer. Ele estava pensando que eu estava procurando por uma pessoa que ele achava que havia fugido com a mulher dele ["He thought I was looking for somebody he thought had run away with his wife"].

— E você estava?

— Não.

— Então por que você veio?

— Pra descobrir por que ele estava pensando que eu estava procurando por uma pessoa que ele achava que havia fugido com a mulher dele ["To find out why he thought I was looking for somebody he thought had run away with his wife"].

— Você descobriu?

— Não.

(E por que diabos o Governo Federal não contrata o Marlowe para rastrear o boato do Bolsa Família é algo que foge ao bom senso e à compreensão basilar.)
18:41:18 - Zeno - 1 comentário

Bolsa boato

No dia seguinte à correria do Bolsa Familia, durante o café e lendo as declarações do gov federal sobre complô da oposição, olhei o mapa das cidades, estados, onde a coisa toda se deu, virei para aquela que me hospeda e previ:

- Quem fez isso foi a Caixa. Vão achar um memorando, um telefonema, uma comunicação torta de um funcionário qualquer que detonou essa merda toda.

Os céticos vão dizer que assim como o governo culpou a oposição sem nem saber do que se tratava, eu culpo o governo na mesma base. Mas não. Fiz as contas. Alguém aqui sabe de algum meio de espalhar um boato com tanta eficiência (menos de 24h), numa região tão grande e tão rápido sem usar a TV, rádio, jornal ou internet? Aqui entre nós, só o JN tem essa cobertura. Aqui entre nós, se a oposição soubesse, teria ganho a eleição. Central de telemarketing? Ora, mesmo que fosse possível ter o número dos beneficiados, nada deixa mais rastros que uma ligação telefônica. Meia ordem judicial e chegaríamos aos responsáveis.

E por que só naquela região? Hoje já sabemos que a bobagem quem fez foi a Caixa liberando os recursos fora da data, mas isso não explica porque só numa região. Então vai a dica para meus amigos que ainda insistem em ser jornalistas: follow the memo. Procurem no organograma do programa, seja na Caixa ou no Ministério, um superintendente/ diretor/ coordenador regional de TI/ benefícios/ atendimento ao público que tenha sob sua responsabilidade os estados atingidos. É só olhar nos emails deletados do computador dele.


PS1: Também tenho explicações para o assassinato do JFK, área 51 e o "acidente" do JK. Cartas para a redação.
PS2: "A oposição virá de dentro do governo", frase dita por 9 entre 10 cientistas políticos (aka Eduardo Campos), nunca fez tanto sentido.
11:16:21 - Lama - 2 comentários

Arenga na madrugada

Ói, vocês não tem a menor obrigação, não.
Mas o Jorjão e eu começamos um papo arrenegado a álcool a troco da Lygia Clark e eu passei muito da hora.
Pra ilustrar o miolo da conversa, vou deixar duas coisinhas aqui:
Petit Fleur é uma musga feita pelo Sidney Bechet há muitos anos (vocês não vão querer hiperlink uma hora dessas da madrugada, né?). Clássico do jazz, cousa e lousa.
Aí a Tania Maria (lá do Maranhão mesmo, procêis não acharem que lá só tem Sarney), resolveu transformar uma balada num xaxado infernal.

Tem tudo a ver com a conversa, acreditem, pessoas de pouca fé.



Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas



Olhem, vocês não fazem idéia do que é conviver com a jovem guarda (no sentido leninista do termo).
O Lama, por exemplo, apesar de autoexilado no vale de Villah Madahllenna (fronteira com o Afeganistão), é quem me apresenta o que rollah de novo em matéria (ou espírito) de música no mundo inteiro, apesar da sua conexão de banda larga Chico Xavier, ou seja, da meia noite às cinco da matina, dependendo da contribuição.
Mês passado, ele começou a me enviar um arquivo do Robbie Williams com músicas que ele pressentiu que eu gostaria.
Oras, eu já havia visto uns clipês do cabra e não tinha rolado, não. Mas eu também já tinha (patrocínio: Embraer, "Voa, Passarinha, voa") passado reto por Lady Gaga e Cat Power e quem me trouxe de volta foi ele.
Tá: sabia que o Robin até que canta direitinho? O arquivo que ele me mandou, liberado pelo serviço de ininteligência do Paquistão, trazia um disco gravado em 2001 com um repertório carcado nos anos 50, basicamente coisas gravadas pelo Frank e pelo Dean, e com uma orquestra compatível (sei, Pinto, até o Rod consegue, mas vai tu fazer isso num karaokê da Liberdade pra ver se é fácil). Eu fico até encabulado: disco tão novo, metade da nano (metade de dois é um, Lama?) já deve ter. Maizenfim, vejam aí.

Ah, e ganha um pacote de balep korkun quem adivinhar quem faz duetos com o Robbie nas faixas 3 e 5 (dica: a 3 foi gravada por Leno e Lilian, a última compatível com a Nicole). [Leia mais!]

27 Maio

"What John Ten Dollar!?"*

Não é a primeira, nem será a última das listas feitas por estrangeiros para tentar entender o português, o brasileirês, o jeitinho, a jabuticaba e demais mumunhas do Bananão. Mas sempre dá pra se divertir, além de vir com a chancela da Economist:

Portuguese for the Perplexed. (e o meu verbete preferido vai pro bom e velho pigarreio, ou "Limpa-garganta verbal/Verbal throat-clearer").

(*do saudoso guia do Planeta Diário para brasileiros em viagem, a expressão deve ser usada para barganhar preços: "Que mané 10 dólar!?"
10:46:43 - Zeno - 2 comentários

26 Maio

renda máxima

jabá honesto:

quem perder uma expo de rendas brasileiras no sesc belenzinho, que tá lá até setembro, tá ou de secanagem, ou mercando bobeira.

tá de dá orgulho do país e da humanidade. [Leia mais!]

lados b

bruce dern é(ra) um injustiçado.
talvez fosse dele, entre outros, que o kennedy falava...
john era um cara que destoava.
16:42:24 - George Smiley - Comentar

24 Maio

Ars gratia artis

20130524-1_quadro_lygia_div.jpg

Deu no Estadão:

Quadro de Lygia Clark é vendido por US$ 2,225 milhões em Nova York

NOVA YORK - Contra Relevo (Objeto Nº 7), criado em 1959 por Lygia Clark (1920-1988) foi arrematado na tarde desta quinta-feira, 23, por US$ 2,225 milhões no leilão de arte latino-americana promovido pela Phillips, em Nova York, alcançando recorde de preço para obra da artista brasileira em venda pública.
Contra Relevo (Objeto Nº 7), que a Phillips estampou na capa do seu catálogo, é um pequeno quadro de compensado (55,5 x 55,5 x 4,5 cm) com três figuras geométricas pintadas de preto e branco com tinta industrial.
===================
Na Telha Norte tem mais barato.

23 Maio

Yo-ho-ho and a bottle of rum

Pra quem ficou orfão do Livros de Humanas, excelente livraria virtual com descontos incríveis (quase de graça, díriamos - só paga o custo da conexão), dá pra baixar o antigo acervo no torrent abaixo, com 13 gigabytes.

"Tá maluco? 13 giga? É muita coisa!". Não é, não. Basta apagar a pasta com os filmes e os pdf's da série Crepúsculo do seu computador.

"Hoje em dia ninguém mais baixa, só acessa". Tá, diz isso pra rapaziada universitária que ficou todo esse tempo sem os milagrosos e gratuitos pdf's do Livros de Humanas.

Ó o link:
http://kat.ph/livros-de-humanas-t6788631.html

(crdt gilberto t.)
09:02:05 - Zeno - 2 comentários

21 Maio

br yahoo answers dubai médicos top models

Pra quem tem saudades das pérolas do Orkut, como nós, o Facebook é uma pálida compensação, é forçoso admitir. Mas de quando em vez surge algo que brilha, um presque rien que ilumina o dia, a semana e o feriado de Corpus Christi, o último do ano, nos dizem.

O mais novo alento veio de uma tal Lista de Coisas Para Se Fazer Antes Dos 25 Anos. Não damos o crédito que é pra não alimentar bode com milho, mas eis o Segundo Item da Lista:

"Beije alguém que seja ‘muita areia para o seu caminhãozinho’. Beije modelos, estudantes de medicina e empreendedores que moram em Dubai, e não se preocupe se eles vão te ligar depois ou não."

Depois neguim reclama da falta de conteúdo da internéte. Francamente.
16:34:24 - Zeno - Comentar

20 Maio

Bolsa Família para detetives particulares

[Eddie Mars:] — Is that any of your business?

[Philip Marlowe:] — I could make it my business.

[Eddie Mars:] — I could make your business mine.

[Philip Marlowe:] — Oh, you wouldn't like it. The pay's too small.

(Do filme À Beira do Abismo/The Big Sleep, na versão com o Bogart no papel de Marlowe. Para os completistas de plantão: sim, o diálogo é tirado ipsis litteris do livro do Raymond Chandler)
19:04:40 - Zeno - 5 comentários

Conectividade espiritual

"Chico Xavier foi a primeira impressora wi-fi da História".

(crdt: marina s.)
18:53:22 - Zeno - 1 comentário

50 Melhores Filmes de Ficção Científica

Nós gostamos de listas. Essa é do ano passado. Não tem muita coisa surpreendente. Tem, hum, polêmica (Blade Runner em primeiro? Faça-me-o-favor). Tem, hum, omissões (cadê o Soylent Green?). Dos 50, não vi 2, e tô indo atrás num Cine Torrent mais próximo.

Aqui, ó:

The Top 50 Sci-Fi Films of All Time
10:38:58 - Zeno - 4 comentários

19 Maio

woodye goodyear

esses pseudos que andam falhando mau do woody allen não estão entendendo nada.
há anos.

é que ele tá cada vez mais bossa nova, tom jobim, joao guilberto, chico e vinicius, caimmy.
barcelona, paris, londres, roma.

essa ultima dele de apresentar o banderas comum mastroiani contemporaneo, foi genio.
um golaço.
reapresenta ambos nas próprias - e devidas - dimensões.

intelequiituéis, vcs precisam apreender o que é ser sós:
brigas nunca mais.

tite

é craque.

17 Maio

Sempre o mesmo assunto

Diálogo ouvido estes dias:

-- Precisamos marcar aquela reunião no fim do dia pra discutir X e Y. De lá, vamos direto pro botequim, pra tentar melhor o IHBDH da semana.

--"IHBDH"?

--Índice Humphrey Bogart de Desenvolvimento Humano.

(crdt marcos n.)
10:38:07 - Zeno - Comentar

13 Maio

Aproxima-se o dia fatídico...

... em que terei de ligar para a operadora de TV a cabo para pedir a mudança do plano do tal Premiere FC. Enrolei como pude, procrastinei, adiei, embromei, delonguei, protaí. Não adianta. As duras decisões separam homens de crianças, e palmeirenses das demais torcidas da série A. Antevejo a humilhação: "Queria mudar meu plano, de Paulista + Série A pra Paulista + Série B". Do outro lado da linha, um atendente bem humorado, ao perceber meu sotaque, dispara: "Palmeirense! Palmeirense! Palmeirense!".

Pensando na massa alviverde (ainda somos a terceira torcida do país? A quarta? Tremenda base de consumidores para as operadoras, de qualquer maneira), as TV's a cabo poderiam facilitar as coisas e modificar levemente o menu inicial de atendimento eletrônico: "Para cobranças, aperte 1. Para defeitos, 2. Para dúvidas, 3. Você, Palmeirense, aperte 7 e mude automaticamente de plano."

Só quero ajudar.
12:27:00 - Zeno - 2 comentários

09 Maio

O adiantado da hora

Em nome da diversidade sócio-cultural tenho muitos amigos sãopaulinos, e por respeito a eles não tecerei qualquer comentário sobre o baile de ontem. Mas há pessoas que não têm o mesmo respeito.
10:13:22 - Zeno - 3 comentários

08 Maio

por la union¹ en latinoamérica

uma suculenta contribuição daquele impávido quinto² da editoria:

arriba y adelante
(crdt. pky, directo de costa rica)

¹ homoafectiva
² dos infernos
20:52:13 - George Smiley - Comentar

06 Maio

O freezer como metáfora da vida

Não sou o primeiro a admitir: volta e meia bate aquela saudade folgazã das comunidades do Orkut, sempre na casa de dezenas de milhares de seguidores, com os temas mais candentes da humanidade, do espaço sideral e dos bastidores do São Paulo FC. Ontem fui lembrado de uma sensacional, que descreve de modo sucinto aquele mal estar existencialista que se nos abate quando abrimos em desespero o freezer de casa e vemos aquela salvadora embalagem retangular "de matéria plástica" e cantos arredondados, a nos prometer delícias dulcíssimas:

"Procurei sorvete e achei feijão".

Melhor explicação da malaise contemporânea que essa, olha, de bate pronto, assim, lembro não.
17:39:33 - Zeno - 1 comentário

04 Maio

Casamento e futebol

"Minha mulher disse que ia me deixar porque só penso em futebol o dia inteiro. Perguntei a ela: mas eu vou por empréstimo ou transferência?"

Tuitado/retuitado por Alexandre Oliveira, da ESPN, recém-alçado à condição de Guru do Blog. Um sujeito que diz "no dia em que chover sopa, cai um garfo no meu colo" não merece menos.
22:20:08 - Zeno - 1 comentário

03 Maio

Georg Cantor e a cachaça

Explicação sincera de um amigo pego numa blitz de Lei Seca dois dias atrás: "De um lado você tem o conjunto formado pelas doses de uísque que eu tomo regularmente; de outro, o contingente da força policial designado pela Secretaria de Segurança Pública para as fiscalizações. Cedo ou tarde esses conjuntos iriam criar uma intersecção A ∩ B".
08:08:32 - Zeno - 1 comentário

02 Maio

"Whisky, leave me alone"

Quatro quintos da redação do Hipopótamo Zeno se reuniram ontem num boteco para discutir os rumos do blog neste que será seu décimo ano de existência. Não tinha como dar certo. A começar pelo fato de que ninguém lembrava mais o que era um "blog". Tentativas de explicação - "é uma palavra escandinava", "não era uma sigla, b.l.o.g.?" - naufragaram com louvor e distinção nas duas garrafas de uísque e três de vinho que passearam pela mesa, para alegria dos debatedores blogueiros e da conta bancária do dono do bar, que teve até o pai lembrado por um slogan desabonador ("Bosta por bosta, vote em xxx xxx Costa") usado em longínqua campanha a vereador por SP.

As conclusões do encontro? Rapaz, não lembro nem como cheguei em casa. Aliás, lembro, porque o EasyTaxi é uma espécie de Aplicativo Anjo da Guarda dos bebuns desta cidade.

Os rumos do blog, em pleno décimo aniversário? São muitos, como naquele sketch famoso do Monty Python sobre os 100 metros rasos olímpicos para pessoas com problemas de orientação.

As certezas, neste mundão facebookiano e twitteiro? Há várias, a começar pela mudança de plataforma do Nucleus (se ninguém lembra o que é um "blog", o que dizer do "Nucleus"?) para o Wordpress. Outra certeza: mulheres nuas. Ninguém falou a respeito, mas tenho a infundada crença de que mulher pelada é sempre uma boa. E música, que é a seara do nosso DJ Mandacaru, carregando a tocha (<- atenção, revisor) nestes últimos e não tão últimos tempos. E poesia + análises sócio-financeiro-sentimentais, que é a seara do nosso George Smiley, verdadeiro Quixote a esgrimar a Veja, o Estadão, o FHC e a má arquitetura que tomou conta do país nos mesmos últimos tempos.

Não tinha e não tem como dar certo. E é por isso que estamos aí. Como dizia o slogan da saudosa revista de quadrinhos Animal, meados dos anos 80: "feio, forte e formal".

Longa vida ao Hipopótamo.
19:28:17 - Zeno - 11 comentários

.:: mês anterior :: :: :: :: May 2013 :: :: :: :: próximo mês ::.