:: home :: posts passados :: etilíricas :: je me souviens :: microcontos ::


A hora do DJ Mandacaru

Velharias musicais sempre fresquinhas.


.:: mês anterior :: :: :: :: July 2014 :: :: :: :: próximo mês ::.

17 Julho

Notícias do Haden


20140717-charlie_haden_abre.jpg

Pois é, Jorjão, a coisa aí tá preta. Desde que nosso editor-em-chefe me mandou para a fronteira sírio-libanesa -- para reportar o esporte predileto da humanidade, matarmo-nos uns aos outros -- a minha impressão é que as baixas aqui são menores do que as daí.
Ainda agorinha, me preparando para traçar umas mal-traçadas sobre o Charlie, me chega a notícia de mais um bye bye so long -- Johnny Winter, o único cara que peitava o Keith Richards num exame de sangue no Fleury. Pouquinho tempo atrás, o "Little" Jimmy Scott. Quer dizer, tá difícil até organizar a lista das missas de Sétimo Dia.

Separei um caquinho da noite para escutar umas coisas do Charlie. Com 22 anos o cabra já apavorava no quinteto do Ornette Coleman, ajudando a inventar o tal de free jazz. De lá pra cá, tocou com jesuscristo e todo mundo -- Paul Bley, Gerry Muligan, Denny Zeitlin, Archie Shepp, Keith Jarrett, até Jan Garbarek, Pat Metheny, Carla Bley, Egberto Gismonti, Antonio Forcione, Elvis Costello, Béla Fleck e o guitarrista português Carlos Paredes, só pra não encher muito o saco de vocês.

O Charlie fundou, também, a Liberation Music Orchestra, onde botou pra fora todo seu amor pela humanidade, gravando músicas em homenagem ao presidente Mao, e a La Passionaria, e a Revolução Sandinista. Relevem. Até aqui a música é boa. Mas tem coisa melhor.

Separei uma ode de amor ao cinema, Los Angeles e Raymond Chandler -- "Haunted Heart" (1992) -- e "Sophisticated Ladies" (2011). No primeiro, a Los Angeles da década de 40 pula nos teus gorgumios, com a ajuda póstuma -- e à revelia -- de Jeri Southern, Jo Stafford e Billie Holyday. O segundo, aparentado do primeiro, é um tributo às ladies que têm a bondade de nos explicar o sentido do segundo esporte predileto da humanidade -- o acasalamento nas suas mais variadas formas. Para isso, conta com a ajuda de Melody Gardot, Norah Jones, Cassandra Wilson, Renée Fleming, Diana Krall e sua senhora Ruth Cameron, que já nos deu a honra de cantar aqui no botequim (link novo). [Leia mais!]
22:14:23 - DJ Mandacaru - Comentar

13 Julho

um apoio a los hermanos


.:: mês anterior :: :: :: :: July 2014 :: :: :: :: próximo mês ::.